Mais
    Início Cultura Banda municipal de Itatinga se apresenta no ‘Música na Praça’

    Banda municipal de Itatinga se apresenta no ‘Música na Praça’

    Banda de Concerto Municipal de Itatinga “Benedito Dias de Almeida - Sinhô” (foto: AI Prefeitura)

    Neste sábado, 27, será realizada mais uma edição do Projeto Música na Praça, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, em parceria com o Conservatório, a Abaçaí Cultura e Arte, a Padaria Onze e a Coop – Cooperativa do Consumo.

    O evento terá início às 11h, na Praça da Matriz, com apresentação da Banda de Concerto Municipal de Itatinga “Benedito Dias de Almeida – Sinhô”, regida pelo maestro Guilherme Andrades.

    De acordo com escritos de 1916, do historiador Rubens Janes, Emílio Fanton era maestro da Banda Lyra “Santa Cecília”. Entre as décadas de 1920 e 1940, havia duas corporações musicais, uma no distrito do Lobo, em Itatinga, e, depois, a corporação musical “Major Belo”, tendo como maestro “Sinhô”, que a dirigiu até 1965 e tinha a sala de ensaio em sua própria residência.

    Quando a Banda Lyra “Santa Cecília” foi dissolvida pelos músicos veteranos, o maestro Emílio Fanton reativou a corporação com os filhos dos veteranos, formando uma pequena escola musical.

    Com o falecimento do maestro Sinhô, a corporação continuou sendo dirigida pelo músico José Cinque. Em 1983, com o maestro Rui, a banda voltou, porém, por pouco tempo, deixando a direção para “dona Antonieta”, que durou até 1989.

    Já em 1994, a prefeitura novamente reativou a corporação, com o maestro Joel Ramos. Posteriormente. Depois da saída dele, a corporação musical passou a estar sob a batuta do maestro Sebastião Ramos por, aproximadamente, dois anos.

    Em 1997, foi sancionada a lei que dá o nome atual à Banda Municipal de Itatinga – “Sinhô”. Depois disso, a prefeitura trouxe o professor e maestro Rubens Costa Luz Junior para manter a tradição, com uma adaptação de orquestra sinfônica.

    Após a saída do maestro Rubens, o ex-aluno e músico Santiago Ribeiro assumiu a direção da então Orquestra de Itatinga.

    Atualmente, a Banda de Concerto Municipal de Itatinga “Benedito Dias de Almeida – Sinhô” é regida pelo maestro Guilherme Andrades, que mantém uma escola, com apoio da prefeitura, para a formação de novos músicos.