Três corredores da equipe Evolution Running foram os únicos tatuianos entre 236 atletas premiados com a medalha “Maiores do Brasil”. O título é cedido pela empresa Yescom Entretenimento Esporte Comunicação, organizadora das principais corridas no país.
Ivan Cristiano Garcia, Luís Augusto da Silva Camargo e Sônia de Oliveira Estevão Martins, a Sony Martins, representaram o município e foram reconhecidos por terem participado de quatro provas organizadas pela empresa durante o ano de 2018.
Eles participaram das principais disputas do calendário nacional de corridas: da 12ª Meia Maratona Internacional de São Paulo, no mês de março; da 25ª Maratona Internacional de São Paulo, no mês seguinte; da 22ª Meia Maratona do Rio de Janeiro, em agosto; e, em dezembro, foram a Belo Horizonte, em Minas Gerais, para correr na 20ª Volta Internacional da Pampulha.
Líder da equipe de corrida Evolution Running – que conta com mais de cem atletas de diversas categorias -, Sony conta que, há dois anos, soube sobre as corridas da Yescom e a premiação aos esportistas que participam das quatro maiores corridas do Brasil, enquanto “fuçava” na internet.
A corredora revela que impôs como uma meta pessoal que, “um dia, participaria das quatro corridas”. Ela comentou com outros atletas da equipe e, posteriormente, Camargo e Garcia decidiram se juntar a ela para correrem em busca da medalha.
Junto a uma dieta, Sony começou a correr em 2015, para emagrecer. Ne época, ela pesava 105 quilos e queria perder peso para melhorar a saúde e a qualidade de vida. Em apenas um ano e três meses praticando a atividade física, 43 quilos foram eliminados.
“Emagreci sem cirurgia ou uso de medicamentos. Era uma pessoa desacreditada por tantos, inclusive, por eu mesma. Sofria preconceito de todas as formas por ser obesa”, confidenciou.
Sony declara que não imaginava ser corredora ou maratonista. Ela conta que assistia atletas percorrendo longas distâncias e ficava encantada. Atualmente, Sony já participou de mais de 80 corridas, sendo nove meias maratonas, que possuem trajeto de 21 quilômetros, e duas maratonas, de 42 quilômetros.
“Da obesidade à corredora e maratonista das quatro maiores provas do Brasil, sei que a força que tenho hoje e a minha saúde recuperada vieram das mães de Deus e de tudo que eu já passei”, afirmou.
Ela ressalta esperar muitas pessoas “enxerguem” que é possível “dar a volta por cima e ter uma vida com mais qualidade e saúde, independente da atividade escolhida”. Mas, garante: “A corrida de rua transforma vidas”.
“É um sentimento de superação pessoal, de alegria por poder estar fazendo uma coisa que eu não conseguia. É legal ser a primeira mulher da cidade a conseguir a medalha ‘Maiores do Brasil’ e levar o nome de Tatuí para fora”, concluiu a corredora.
Sony, Garcia e Camargo, acompanhados de outros 20 integrantes da Evolution, participaram da 13ª Meia Maratona Internacional de São Paulo, no domingo, 17. A caravana tatuiana ainda contou com mais dez corredores das equipes Ceu Running e Box Crosstraining.
Centenas de atletas percorreram 21.097 metros por ruas e avenidas da capital paulista, além de uma disputa de cinco quilômetros. A largada e chegada da prova aconteceram na praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu.