O ex-prefeito e ex-secretário do Governo municipal Luiz Gonzaga Vieira de Camargo pediu exoneração do cargo na Prefeitura para assumir vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A exoneração foi publicada no “Diário Oficial” no início de dezembro.
Conforme o ex-prefeito, ainda não há data marcada para que ele seja chamado, contudo, o afastamento antecipado era necessário para que pudesse ser cumprido o prazo de publicação da exoneração.
“Posso ser chamado a qualquer momento, e não posso estar exercendo a função de secretário na Prefeitura. Para me afastar, tinha que publicar o ato na imprensa oficial e, se eu não tivesse antecedência, de repente, se fosse chamado, não poderia assumir sem a exoneração”, contou.
Gonzaga é o primeiro suplente do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) no mandato 2015/2018 e, conforme informou nesta terça-feira, 18, três deputados do partido que estão em exercício devem deixar o cargo, nos próximos dias, para compor a administração do governador eleito João Doria.
O primeiro é Fernando Capez, parlamentar nomeado por Doria para comandar o Procon de São Paulo a partir de 2019 e que, segundo Gonzaga, pode deixar o cargo de deputado estadual ainda este mês.
O deputado estadual Marco Vinholi – atual líder da bancada tucana na Alesp – foi anunciado como secretário do Desenvolvimento Regional. E a deputada Célia Leão, por sua vez, deve assumir a Secretaria de Promoção Social.
Os deputados eleitos para a gestão 2015/2018 têm de cumprir o mandato até 15 de março, quando tomam posse os eleitos de outubro de 2018. Com o afastamento deles a partir do dia 3 de janeiro, o ex-prefeito tatuiano assumirá o mandato e representará a região na Alesp nos três primeiros meses do ano.
“Posso assumir a vaga de qualquer um dos três. Acredito que vá assumir a vaga deixada pelo Fernando Capez ainda este ano. Na pior das hipóteses, seria no dia 3 de janeiro. Mas, tenho informações sérias e seguras de que será ainda neste ano, provavelmente, dia 27 ou 28”, revelou.
Esse será o terceiro mandato do ex-prefeito na Assembleia Legislativa do Estado. Gonzaga alcançou a função por dois mandatos, entre os anos de 1998 e 2004. Deixou o cargo para assumir como prefeito de Tatuí em 2005.
O político disputou as eleições para deputado estadual em 2014, obtendo 57.562 votos, sendo 30.135 em Tatuí. A posse será na sala do presidente da Alesp, dia 2 de janeiro, com efeito retroativo a 1o de janeiro.