Na manhã de sexta-feira, 31, o candidato a deputado estadual Edson de Oliveira Giriboni (PV) esteve visitando a redação do jornal O Progresso, acompanhado do ex-vice-prefeito Vicente Aparecido Menezes.
Giriboni é natural de Itapetininga, formado engenheiro civil pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) e administrador de empresas pela AEI (Associação de Ensino de Itapetininga).
O candidato, ainda, concluiu cursos de especialização na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
Giriboni foi vice-prefeito de Itapetininga em duas oportunidades (1989 a 1992 e 2001 a 2004). Atualmente, o candidato tenta a reeleição para o quarto mandato ao cargo de deputado estadual.
Em 2006, foi eleito com 47.968 votos. Em 2010, reeleito com quase o dobro da primeira votação. E na última, em 2014, recebeu 105.969 votos.
Questionado sobre o trabalho realizado em quase 12 anos atuando na mesma função, Giriboni avalia o período de forma positiva. Segundo ele, obteve “sucesso ao fazer com que o governo do estado olhasse com bastante atenção para a região”.
Para isto, de acordo com o candidato, foi necessária a “mostra da realidade socioeconômica de todas as regiões do estado de São Paulo”. Desta forma, diz, pôde expor “as necessidades de municípios próximos a Tatuí até as cidades que fazem divisa com o Paraná”.
Conforme Giriboni, as cidades destas regiões que ele representa “eram muito prejudicadas por falta de ações do estado e, desde o mandato de ex-governador José Serra, estão correndo atrás do prejuízo”.
Na administração seguinte, Giriboni, convidado pelo governador Geraldo Alckmin, tornou-se secretário estadual do Saneamento e Recursos Hídricos.
Durante esse período, afirma ter realizado diversas ações para a região e, ainda, dois programas que julga inovadores: “Água é Vida”, de saneamento rural; e “Se Liga na Rede”, pelo qual as famílias de baixa renda receberiam ligação gratuita à rede de esgoto.
Giriboni, ainda, afirmou ter viabilizado as construções das pontes da Colina Verde e do Marapé, além de ter incluído a Feira do Doce no calendário oficial do Estado e destinado recursos para camas hospitalares e um aparelho para hemodiálise à Santa Casa de Tatuí.
De acordo com o candidato, “o deputado estadual tem a responsabilidade de honrar a confiança do voto de cada eleitor”, o que ele sustenta ter feito, “sempre à disposição, quando necessário”.
No fim da visita, o candidato reafirmou compromisso com o município. “Se eleito, tenho um compromisso com Tatuí, como tem sido nestes últimos anos. Continuarei sendo um deputado que a cidade poderá contar”, finalizou.