Neste sábado, 1º, a partir das 8h, acontece o relançamento do projeto Pontos de Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado, com fórum regional no teatro “Procópio Ferreira”. O encontro contará com a presença do secretário da Cultura do estado, Romildo Campello.
O programa Pontos de Cultura oferece incentivo financeiro e kits de audiovisual e música a grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural. A reativação, após cinco anos, premiará 544 iniciativas culturais – 94 a mais do que na edição anterior.
Do total, 144 iniciativas receberão a premiação no valor de R$ 60 mil e 400, a premiação em forma dos Kit Cultura de Audiovisual ou Kit Cultura Musical.
O programa contará com 35 agentes mobilizadores, sete fóruns regionais e a Teia (Encontro Estadual de Pontos de Cultura”. Será a primeira vez que o programa Pontos de Cultura contemplará coletivos culturais.
“A iniciativa de retomar os Pontos de Cultura é um reflexo do trabalho da secretaria em expandir iniciativas culturais para cada vez mais municípios, fortalecendo a ideia de que a cultura deve falar com todos e contribuir para transformar comunidades”, declarou Campello.
As premiações, segundo nota divulgada pelo programa, atendem às ações estruturantes da Política Nacional Cultura Viva, que tem como objetivo “assegurar e ampliar o protagonismo da diversidade cultural do estado”.