Neste mês de agosto – mês dedicado às festividades de aniversário de Tatuí e à 76ª Semana Paulo Setúbal -, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, equipamento da Prefeitura, em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), promove, no Cinema Ponto MIS, a exibição do documentário “Projeto Intergerações – Viola Paulista”, de Daniel Choma.
Com classificação livre, o documentário tem Tião Mineiro, João Arruda, Paulo Freire e João Paulo Amaral no elenco. O filme é resultado dos processos gerados na Oficina de Documentário, Viola e Canção, realizada no Centro de Cultura Caipira e Arte Popular / Museu da Cidade, no distrito de Joaquim Egídio, em maio de 2017.
As atividades desenvolvidas na oficina ofereceram um panorama sobre a presença da viola nas diferentes regiões do Brasil, suas variadas formas, denominações, afinações e modos de tocar, bem como levaram os participantes a refletir sobre aspectos éticos, técnicos e estéticos da produção audiovisual e sobre temas como memória, envelhecimento e relações intergeracionais.
As práticas de entrevista com os violeiros foram realizadas em diversos pontos da cidade, assim como uma roda de viola, memória e canção, atividade prática de registro audiovisual que contou com a participação especial do Grupo de Catira São Gonçalo, de Campinas.
A exibição, gratuita, acontece de terça a domingo, no período de funcionamento do museu, das 9h às 17h, ou pode ser agendado horário pelo telefone (15) 3251-4969 ou pelo e-mail mhpstatui@gmail.com. O Museu “Paulo Setúbal” está situado na praça Manoel Guedes, 98, centro.
O Cinema Ponto MIS tem o objetivo de fomentar a circulação e a difusão audiovisual, promovendo a formação de público e a circulação de obras do cinema, gerando pontos de difusão audiovisual pelo Estado de São Paulo.
A parceria para a temporada de 2018 foi firmada em março, “com a finalidade de promover uma opção cultural”.