A 76ª Semana Paulo Setúbal, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, teve início na quarta-feira, 1º, e segue até o dia 8. Criada em 1943, ela está repleta de atividades culturais e, neste ano, com foco em homenagear os “ilustres mestres tatuianos”.
A programação começou às 19h30, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, com a abertura da exposição histórica-pedagógica “Os Mais Ricos de Minha Terra”.
O evento contou com as presenças do secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Célio José Valdrighi, do chefe de gabinete Christian Pereira de Camargo, e do vereador Alexandre de Jesus Bossolan (PSDB).
Inspirada no capítulo VI do livro “Confiteor”, de Paulo Setúbal, a exposição tem por inspiração “o olhar que o escritor tatuiano dedicou ao seu professor primário, Chico Pereira”.
A exposição mostra a história de vida de diversos professores “in memorian” e de duas personalidades que sempre lutaram para manter viva a memória de Setúbal: Leila Sallum Meneses da Silva e Cimira Figueiredo de Andrade Cameron.
Antes da abertura oficial, os visitantes puderam assistir a um vídeo que conta a história dos 192 anos de Tatuí, com imagens restauradas por Thony Guedes.
Durante a solenidade, o diretor municipal de cultura e gestor do museu, Rogério Vianna, homenageou as professoras Leila, representada pelo filho, e Cimira, com placas, parabenizando-as pelos serviços prestados.
“Penso que não fiz mais que a obrigação de cultivar a memória de Paulo Setúbal. Até porque, nenhuma cidade da região teve um representante na Academia Brasileira de Letras”, disse Cimira.
Na abertura da exposição, houve, ainda, a apresentação da peça teatral “Eu Confesso”, sobre a vida e obra de Setúbal, estruturada por Beatriz Prado e produzida pela Cia. Exodus Art’s, sob a coordenação de Claudio Teles.
A apresentação é itinerante e tem duração de, aproximadamente, 15 minutos, sendo realizada com grupos de até 25 pessoas. Em cada espaço, uma fase da vida de Setúbal é contada.
Conforme Teles, o espetáculo é “um recorte da vida de Paulo Setúbal. Retiramos alguns momentos importantes do livro ‘Confiteor’, escrito por ele mesmo”.
“É muito gratificante falar sobre ele, pois foi um grande escritor de nossa cidade, que talvez muita gente nem saiba quem foi. Já tivemos um retorno do público, no olhar e nas palavras de muitos, que disseram ter se emocionado com o que viram”, declarou Teles.
Segundo a organização, o espetáculo voltará a ser apresentado, durante a 76a Semana, em outras três oportunidades. Na segunda-feira, 6, às 19h30, no dia seguinte, às 15h, finalizando na quarta-feira, 8, às 9h.
De acordo com Vianna, a Semana Paulo Setúbal conta com novidades pedagógicas para uma “transferência de saber ao público”. “Uma gama de atividades de teatro, dança, música e exposições, para atender toda à demanda cultural”, comentou o diretor.
Sinisgalli foi responsável por representar a prefeita Maria José Vieira de Camargo, que não esteve na cerimônia por incompatibilidade de horários. Segundo ele, a Semana Paulo Setúbal tem muita relevância para o município e está evoluindo a cada ano.
“É uma tradição que antecede ao aniversário de Tatuí, para que a gente possa sempre lembrar de Paulo Setúbal, ilustre cidadão tatuiano. Devemos preservar a memória dele”, argumentou o secretário.
A exposição segue até o dia 15 de setembro, de terça a domingo, das 9h às 19h. O agendamento para escolas ou grupos pode ser feito pelo telefone (15) 3251-4969, de terça a sexta, das 10h às 17h. No período noturno, pode haver agendamentos, desde que realizados com antecedência.