A largada promocional para a 26ª edição do Rally dos Sertões acontece no dia 18 de agosto e, a menos de 30 dias para o início da prova, a mais aguardada do ano, a contagem regressiva já começou para as equipes participantes. O evento faz parte do calendário nacional de Rally Cross Country.
Veteranos do grid e com uma trajetória de títulos, a dupla da Território Motorsport, Edu Piano e Solon Mendes, está confirmada na categoria UTV (utility task vehicle, ou veículo utilitário multitarefas, em português) pelo terceiro ano consecutivo, a bordo do modelo Can-Am Maverick X3.
A dupla hexacampeã da competição irá encarar 3.600 quilômetros do roteiro entre os estados de Goiás, Bahia, Piauí e Ceará, com largada em Goiânia, no dia 19 de agosto, e a chegada em Fortaleza, seis dias depois.
O paulistano Piano, 49 anos, segue para a 23ª participação consecutiva e sendo um dos recordistas de títulos na competição: sete conquistas, um na geral dos carros e mais seis nos caminhões. Além de piloto, ele é chefe da equipe e preparador de veículos “off-road”.
“Entra ano e sai ano, com patrocínio ou não, estamos no grid. O ‘Sertões’ faz parte da minha vida desde 1996 e trabalhamos durante o ano também para viabilizar nossa participação. Iremos novamente de UTV, e estamos animados com o roteiro, que terá algumas novidades nesta edição”, disse Piano.
Já o cearense Mendes, 53 anos, seis vezes campeão nos caminhões parte, para a 22ª prova. A 26ª edição do Rally dos Sertões é especial para o piloto, pois a chegada será em Fortaleza e contará com a presença de familiares e amigos.
A programação do evento será iniciada em Goiânia, no dia 18 de agosto, com a disputa do prólogo para definir a ordem de largada, e, no dia seguinte, a competição começa, com os competidores de motos, quadrículos, UTVs e carros.
As cidades-sede das etapas serão, além da capital goiana: Formosa e Posse (GO), Luiz Eduardo Magalhães e Barra (BA), São Raimundo Nonato (PI) e Juazeiro do Norte e Fortaleza (CE).
A Território Motorsport, sediada em Tatuí, é uma das equipes mais tradicionais no grid do Rally dos Sertões e é chefiada por Piano. Durante 12 temporadas, até 2014, a equipe representou o time oficial da Ford Caminhões na competição e conquistou oito títulos.
Entre 2011 e 2014, a equipe oficial da Troller Racing também foi representada pela Território Motorsport, sagrando-se bicampeã da prova na Production T2. A partir de 2016, Piano passou a competir e a preparar UTVs.