Tatuí segue nas disputas dos Jogos Regionais da 8a Região Esportiva do Estado de São Paulo, que tiveram início na terça-feira da semana passada, 3, e continuam até o próximo dia 14. O município realiza o evento em conjunto com as cidades de Cerquilho e Boituva.
No sábado, 7, Tatuí participou de 11 disputas, além das provas de atletismo e das lutas de capoeira e karatê. Entre as competições, o município garantiu o vice-campeonato no vôlei de praia masculino e o título na classificação geral da capoeira feminina.
Em partida sediada na Associação Atlética XI de Agosto, Tatuí foi derrotada por Santana de Parnaíba no basquete masculino 20 anos, pelo placar de 68 a 57. No bocha, a cidade foi superada por Itupeva, pelo placar de 2 a 1. E na disputa de malha, Várzea Paulista aplicou 68 a 52 na equipe tatuiana.
A primeira vitória de um time do município veio no futsal. Na categoria feminino livre, a equipe tatuiana goleou Itapetininga pelo placar de 5 a 1. Porém, a cidade vizinha venceu Tatuí por 2 a 1 no tênis masculino livre.
A equipe de voleibol masculino livre estreou nos Jogos Regionais ganhando de Itariri por 2 a 0, marcando 25 a 16 no primeiro e 25 a 13 no segundo set.
No vôlei de praia feminino, a cidade foi eliminada nas quartas de final, ao perder de Jundiaí por 2 a 0, com parciais de 17 a 19 no primeiro e 13 a 18 no segundo set.
Na categoria masculina, Tatuí avançou até a final da disputa, após vencer Campina do Monte Alegre nas quartas e Capão Bonito na semifinal, ambos por 2 sets a 0 – parciais de 18 a 8 e 18 a 15, no primeiro jogo, e 18 a 14 e 18 a 13, no segundo.
Na grande final da categoria, Sorocaba superou os atletas tatuianos por 2 a 1, sendo marcados 18 a 11, no primeiro, 16 a 18, no segundo set, e 15 a 11, no “tie-break”.
Nas competições de atletismo feminino e masculino, Luciana Aparecida da Silva conquistou medalha de prata para Tatuí na prova de 10 mil metros rasos. Na mesma disputa, Luciana Ramos Marques concluiu a corrida na quinta colocação.
O município foi representado por outros dez atletas que participaram de mais sete provas masculinas e femininas, mas não alcançou posições no pódio. Com todas as disputas de atletismo finalizadas, a cidade ficou em quinto lugar na classificação geral feminina e em décimo, no masculina.
Tatuí obteve bom aproveitamento nas disputas de capoeira. Nas categorias individuais masculinas, Adriano das Neves Santana alcançou a medalha de prata no peso-leve, Adivair Almeida Costa conquistou o bronze do peso-médio e Antônio Carlos Lablak de Oliveira faturou o ouro no peso-pesado.
A capoeira feminina foi representada nos quatro pesos, sendo que somente Juliana Rosa de Oliveira não subiu ao pódio, terminando na quinta posição do meio pesado.
Rafaele Lidiane Breves e Meriele Paulino de Moraes ganharam a medalha de prata nos pesos-médio e pesado, respectivamente. Já Edna Camargo foi a campeã do peso-leve, garantindo mais um ouro para o município.
Com as boas participações na capoeira, Tatuí ficou com a terceira colocação na classificação final masculina e conquistou o título geral no feminino. Por sua vez, no karatê, a cidade concluiu a atuação em oitavo lugar, no feminino, e em 15º, no masculino.
No dia seguinte, domingo, 8, Tatuí participou de apenas cinco disputas, além das provas de natação, iniciadas nas piscinas do Clube de Campo. Natação é um dos esportes com sede exclusiva no município.
O futsal feminino livre tatuiano confrontou Louveira e empatou em 4 a 4. Com esse resultado, a equipe se classificou para as oitavas de final com o segundo melhor aproveitamento do grupo D. O time masculino estreou na competição vencendo Buri com placar final de 7 a 6.
O voleibol garantiu mais duas vitórias para o município. A equipe masculina venceu o segundo jogo, com o placar de 2 a 0, diante de Registro, com dois 25 a 10. O time feminino teve a estreia nos Jogos ganhando pelo mesmo placar, marcando 28 a 26 e 25 a 19 sobre Tietê.
Após três rodadas, Tatuí liderava a classificação de damas livre, mas caiu uma posição após ser derrotada por Itararé, pela pontuação final de 6 a 4.
A grande novidade do dia foi o inicio das disputas de natação. O primeiro dia da modalidade ficou reservado para todas as disputas ACD. Hélio de Paula Pereira e Fernanda Rodrigues Machado foram os únicos representantes tatuianos.
Pereira disputou as categorias 50 metros nado livre S09, 100 metros livre, S09 e 400 metros nado livre, concluindo as três provas na quarta posição. Fernanda ficou com a medalha de bronze nos 50 metros nado livre S09. Com a performance de Pereira e Fernanda, Tatuí ficou na oitava colocação geral no masculino e em quinto na categoria feminina.
Na segunda-feira, 9, o Clube de Campo sediou 20 provas de natação. O município foi representado por apenas quatro atletas. Os nadadores Cristian Soares Diniz, Isaac Faria de Camargo Miguel, Guilherme Camargo Elmec e Roberto Paiva de Oliveira disputaram as categorias 50 e 100 metros nado livre, 50 e 100 metros nado peito e 50 metros nado borboleta, mas não conseguiu subir ao pódio em nenhuma delas.
Tatuí participou de mais disputas de diferentes modalidades na segunda-feira, 9. O voleibol feminino livre foi o responsável pela única vitória tatuiana do dia. A equipe marcou 25 a 23 e 25 a 19 diante de Porto Feliz, para vencer a partida por 2 sets a 0. O futsal feminino livre empatou com Iperó em 1 a 1.
Os outros três confrontos terminaram com derrotas do município. O placar marcou 2 a 1 favorável a Itu no bocha. No xadrez, Jundiaí aplicou 4 a 0 na equipe masculina livre de Tatuí. E Cerquilho ganhou por 6 a 4 em damas, deixando a equipe tatuiana em terceiro lugar na classificação geral da modalidade.
Na terça-feira, 10, Tatuí sediaria novas provas de natação, voleibol e futsal em diversas categorias. As equipes do município jogariam no XI de Agosto, às 16h, pelo voleibol feminino livre, contra Itariri, e o masculino, às 17h, diante de Pedro de Toledo.
Na sequência, no Clube de Campo, o time feminino enfrentaria Itaí e o masculino jogaria contra Itu. Os jogos estavam marcados para às 18h e 19h, respectivamente (após o fechamento desta edição, às 17h).
Além dos jogos “em casa”, Tatuí enfrentaria, em Boituva, na Sociedade Recreativa Boituvense, as equipes de Juquiá e Votorantim no tênis de mesa masculino 20 anos.
O xadrez masculino livre confrontaria Itararé e Sorocaba, no Clube da Terceira Idade, em Cerquilho (a organização do evento não divulgou os resultados até o fechamento desta edição).
Ainda sem contabilizar a pontuação de terça-feira, Tatuí tinha conquistado 59 pontos, ocupando a quarta posição na classificação geral do 62o Jogos Regionais.
A entrada para as disputas sempre é gratuita. Eles acontecem no Sesi, no Clube de Campo e na Associação Atlética XI de Agosto.