O Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, foi reaberto no sábado, 23, em solenidade. A unidade, que passou três anos funcionando apenas como agência transfusional, recebeu reforma e voltou a funcionar na segunda-feira, 25, com novos cadastros de doadores. Já nas primeiras horas, dez pessoas realizaram o recadastro.
A reabertura conta com parceria inédita entre o Hemocentro do HCFMB (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu) e a Unesp (Universidade Estadual Paulista), que dará o suporte técnico para o trabalho do Banco de Sangue.
Conforme informado pela assessoria de comunicação da Prefeitura, está sendo organizada uma agenda de doação, por tipo sanguíneo, para otimizar os trabalhos. A doação de sangue será retomada a partir de 2 de julho, segunda-feira.
Para a reativação da unidade, os profissionais que trabalham no Banco de Sangue – enfermeiros, técnicos de enfermagem e biomédicos, entre outros – foram capacitados em Botucatu.
Os novos equipamentos foram adquiridos com auxílio do Lions Clube Internacional, a partir de um investimento em torno de R$ 195 mil. Os aparelhos mais antigos, ainda em bom estado, foram reformados, assim como o prédio, que também recebeu adequações. A pintura foi realizada pela ONG Força para Viver.
Na reabertura do Banco de Sangue, estiveram presentes, além da prefeita Maria José Vieira de Camargo; secretários e vereadores; o médico Thiago Eugênio Gouveia Herbst (diretor técnico do Hemocentro, da Unesp/Botucatu); o presidente da Câmara Municipal, Luís Donizetti Vaz Júnior; o presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial), Eric Proost; o presidente do Lions Clube de Tatuí, Izualdo Mauro De Marchi e a governadora do Distrito LC-2 do Lions Clube, Maria Luiza da Cunha Marques, entre outros.
O Banco de Sangue foi inaugurado em 1955, por iniciativa do Lions Clube de Tatuí. Leva o nome de um dos fundadores do clube de serviços. Em 2005, com apoio do Lions Clube Internacional, a Prefeitura e a Secretaria de Estado da Saúde, além de voluntários e do comércio local, ganhou uma sede própria, prédio que leva o nome de “Marcel E. L. Proost”, ex-presidente do Lions Clube de Tatuí e idealizador da obra.
O presidente da ACE, Eric Proost – filho do homenageado – declarou ter ficado muito feliz com a homenagem. Segundo ele, a iniciativa do pai começou em 2003, quando Marcel se juntou com os companheiros do clube um projeto para a reforma do prédio e compra dos equipamentos.
Na época, a ação envolveu o Lions Internacional, a Prefeitura e o governo de SP. Marcel Proost não viu a obra ser concluída, pois faleceu no início de 2004, e, na inauguração do novo prédio, em 2005, recebeu a homenagem póstuma.
“O Banco de Sangue Fortunato Minguini não mudou seu nome original, porém, o edifício recebeu o nome de “CL Marcel E L Proost”, o que muito me honra”, comentou Eric Proost.
Em comunicado à imprensa, o Lions Clube de Tatuí ressaltou que o Banco de Sangue é um legado da primeira diretoria do clube (gestão 1955/1956), quando era presidente Fortunato Minghini.
No decorrer dos anos, a entidade passou por várias melhorias e atualizações e, a partir de 2004, o Lions Clube, com auxílio de voluntários, empresas, comércio, entidades religiosas e civis, da Prefeitura e da Secretaria Estadual de Saúde, iniciou a construção do prédio junto à Santa Casa.
Em 2005, equipado com subsídios enviados pelo Lions Clube Internacional (LCIF-Lions Clubs International Foundation), foi inaugurado, atendendo toda a região. Desde então, a unidade passou por transformações e, em 2015, foi fechada, passando a atender somente como agência transfusional.
Com a reinauguração, o Banco de Sangue passa a funcionar de segunda a sexta, das 7h às 9h, para as coletas.
Conforme a coordenadora das campanhas de coleta na cidade, Rita Corradi, o banco terá capacidade de produzir a partir de 250 bolsas de sangue por mês. Em um primeiro momento, o órgão atenderá à Santa Casa de Tatuí, ao Pronto-Socorro “Erasmo Peixoto” e ao Hospital da Unimed.
A produção excedente irá para o Hospital das Clínicas de Botucatu, como contrapartida, acertada no termo de cooperação.
“Essa reabertura representa que, agora, vamos poder ajudar muito mais pessoas tanto de Tatuí quanto da nossa região”, comentou Rita. Ainda segundo ela, as campanhas para ajudar o HAC (Hospital Amaral Carvalho) de Jaú continuarão sendo feitas normalmente.
“Com uma campanha de final de semana, a gente coleta de 100 a 150 bolsas, que vão para Jaú, mas também abastecem o banco de sangue da cidade. Além disso, quando realizamos as campanhas no Cemem, também conseguimos doadores de medula óssea, o que, por enquanto, não é possível no banco de Tatuí”, apontou a coordenadora.
Neste ano, quatro campanhas de doação de sangue foram agendadas. A do mês de julho seria realizada no sábado, 7, porém, teve de ser cancelada por causa dos jogos da Copa do Mundo. A data será remarcada e divulgada na página “Doe Sangue Tatuí”, no Facebook.
“Vai continuar sobrando doadores, um não vai atrapalhar o outro. Temos que continuar a parceria com o HAC, até porque tem gente que não pode fazer a doação em dia de semana”, comentou Rita.
Ela conclui pedindo para que os doadores de sangue de Tatuí compareçam ao Banco de Sangue para realizar o recadastramento. “Tenho mais milhares de fichas aqui perdidas com cadastros desatualizados, precisamos reativar estes doadores”, concluiu.
Comentários estão fechados.