Ser feliz é encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. É agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida.
Fernando Pessoa
A Arte de Agradecer!
Qual é a importância de agradecer? Nas palavras de Cícero, um dos grandes filósofos romanos, “A gratidão não é apenas a mais rica das virtudes, mas sim a mãe de todas as outras”.
Grato é todo aquele que tem a capacidade de perceber e reconhecer a importância do outro na sua vida. O agradecimento deveria ser um exercício diário, pois toda oportunidade de agradecer também é uma oportunidade de perceber que algo de bom aconteceu no seu dia.
Sim, agradecer é uma arte. Quando se agradece, não basta a simples repetição mecânica de palavras; é necessário que elas contenham o brilho da sinceridade e o calor da verdade de quem agradece.
Essa arte é feita, inclusive, de sutilezas e de delicadeza. O agradecimento não pode soar como uma obrigação; não pode também conter a arrogância dos que agradecem a contragosto.
Agradecer é como pintar ou esculpir: a alma de quem faz deve misturar-se ao gesto de fazer. O resultado precisa conter a beleza integral dessa manifestação de atenção.
Já reparou como um simples “obrigado” é algo poderoso? Muitas vezes, em meio à tensão de um contato malsucedido, ou mesmo quando se percebe que o desentendimento vai descambar para uma discussão, essa palavra mágica desarma espíritos e dissolve resistências.
Manifestar agradecimento também honra e enobrece aqueles a quem agradecemos. É o caso típico dos que nos prestam serviços como balconistas, garçons, porteiros, motoristas de ônibus ou de táxi, a quem muitos não agradecem, seja por distração, seja por acharem que não fazem mais do que sua obrigação ao nos atenderem bem.
Interessante é lembrar que, embora a gente nem sempre exercite a arte de agradecer, desejamos receber agradecimentos.
Sentir gratidão, necessidade de agradecer e reconhecer, não é algo exclusivo dos seres humanos, até mesmo os animais em sua infinita pureza e inocência conseguem agradecer e reconhecer por todo afeto e cuidados que lhes são dedicados, e fazem isso de maneira excepcional. Temos muito que aprender com os cães!
O agradecimento tem endereço, ele nasce no coração, por isso, algumas vezes temos a sensação de que não há palavras suficientes para de fato podermos agradecer quem nos fez algum bem. Não temos dúvidas de que agradecer é uma das melhores sensações que a vida nos proporciona.
Agradecer significa reconhecer, manifestar respeito pelas ações de terceiros. Para isso, é necessário que a humanidade passe a adotar atos de generosidade, de caridade e bondade, que haja no mundo pessoas capazes de fazer o bem sem olhar a quem.
Agradecer é doar-se em sinceridade a outrem; é reconhecer-lhe a importância; é testar a própria humildade; é manifestar a boa educação condição que também parece estar se dissolvendo em meio à brutalidade e à ignorância cada vez mais generalizadas.
Receber alguma coisa uma mensagem, um presente, um bom serviço, ou um simples gesto de atenção é muito bom. Porém, melhor ainda é usufruir dos resultados da arte de agradecer.
Quando superamos nossas resistências, às vezes até motivadas pela timidez, vemos o quanto é gostoso agradecer, geralmente vendo refletida nos olhos daqueles a quem agradecemos a importância de nosso gesto de agradecimento. Agradeça sua existência, agradeça ser filho, agradeça ser mãe, agradeça ser pai, agradeça ser amigo. Simplesmente agradeça.