A Fatec (Faculdade de Tecnologia) Professor “Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, de Tatuí, foi finalista do 5o Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios. A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu no dia 27 de abril, na sede do Centro Paula Souza, em São Paulo.
Durante o evento, foram apresentadas as três melhores propostas, que chegaram à final, de cada uma das 12 categorias do prêmio. O desafio é uma oportunidade de mostrar as ideias criativas dos estudantes e incentivar o surgimento de novas “startups”. No total, foram inscritos mais de 2.200 projetos de todo o Estado.
As propostas foram escolhidas por um grupo de jurados, composto por professores e especialistas convidados, conforme critérios como escopo e relevância da ideia; objetividade no preenchimento do Canvas (ferramenta empresarial desenvolvida para elaborar modelos de negócios); clareza no discurso; viabilidade e potencial de execução econômica do projeto; grau de inovação e proteção legal.
Na categoria “Economia, Gestão e Negócios”, o projeto “Sistema de Gestão da Informação para Ouvidoria” foi desenvolvido pelos alunos do curso de gestão da tecnologia da informação Willian Nunes Pinheiro, Cleiton de Jesus da Silva, Eduardo Henrique Medeiros Vieira e Cleberson Nogueira Soares. O projeto teve como mentores os professores Samuel Antônio Vieira e Patrícia Glaucia Moreno.
O trabalho havia sido pensado para ser apresentado como projeto de conclusão de curso e, posteriormente, inserido no desafio, sendo escolhido entre os três melhores do Estado. O tema foi superado apenas pela Fatec de Piracicaba, que apresentou o projeto “Modelagem de Forma Tridimensional”.
“A gente fomenta para os alunos fazerem os modelos de negócios e vídeos falando sobre esses modelos. A partir daí, incentivamos a colocarem na plataforma do Desafio Inova. Neste ano, tivemos 48 projetos da Fatec Tatuí, e esses dois acabaram selecionados”, explicou Rosana Bertila Jacomazzi, professora da Fatec Tatuí e agente de inovação da Agência Inova Paula Souza.
Outra categoria em que a unidade obteve destaque foi a “Produção Cultural e Design”, com o projeto “Cevart – Centro de Vicência Artística”, desenvolvido pelo aluno Iago Gomes Pedroso, estudante do curso de produção fonográfica. A iniciativa acabou sendo uma das escolhidas, junto com “Fábricas de Histórias”, da Fatec de Pindamonhangaba, e “Casaco Gelado”, da Fatec Presidente Prudente. O projeto teve a gestão do coordenador José Carlos Pires Junior.
“A participação desses alunos visa incentivar a cultura da inovação e do empreendedorismo. Através disso, eles têm ideias da resolução de problemas, começam a praticar as competências deles com conhecimento, habilidades e atitudes”, explicou.
“Os alunos desenvolvem toda a competência através dessas três ações. Não adianta ter conhecimento e não ter habilidade; não adianta ter conhecimento e habilidades sem ter atitude”, acrescentou.
Entre as categorias disponíveis, estavam: “Agronegócio e Pecuária”; “Alimentos e Produção Alimentar”; “Economia, Gestão e Negócios”; “Educação; Gestão Pública e Sociedade”; “Informação, Tecnologias e Comunicação”; “Infraestrutura”; “Produção Cultural e Design”; “Produção e Processo Industrial”; “Recursos Naturais e Meio Ambiente”; “Saúde, Ambiente e Segurança”; “Turismo, Hospitalidade e Lazer”.
Mesmo não tendo ficado com a primeira colocação, os dois projetos foram convidados a participar do programa “Acelera Fiesp da América Latina”, a ser realizado em São Paulo, onde terão a oportunidade de receber orientação de mentores do mercado de startups.
“É um processo que vai crescendo, eles apresentaram agora o projeto e, com os mentores, essa ideia pode melhorar. Já vão pensando em abrir a sua própria empresa, começam a ganhar validações de seus projetos, que podem virar negócios. A grande visão de fazer cultura de inovação e empreendedorismo é ter a prova de que o projeto tem futuro”, detalhou Rosana.
A professora observa que o resultado obtido pelos alunos é um grande incentivador para que outros estudantes também se interessem em apresentar projetos relevantes e despertem interesse do mercado.
“Temos um cronograma de desafios onde motivamos os alunos a participar. Temos alunos inseridos no programa ‘Acelera Startups do Sebrae’, estudantes com pensamentos de abrir negócios e diversas outras iniciativas empreendedoras”, assegurou a professora.
Rosana afirmou que o curso de gestão da tecnologia da informação está inserido em duas áreas importantes do mercado, dando competência aos alunos em vários eixos. Já o de produção fonográfica dá, aos estudantes, ideias de negócios, de economia criativa e de como fomentar a iniciativa para eles mesmos.
“Hoje, o que vemos é que os alunos precisam ter domínio de como abrir a empresa e se manter aberta. A economia criativa está crescendo no país, principalmente na nossa região”, finalizou.
Vestibular 2018
A Fatec divulgou na terça-feira, 8, a lista dos contemplados com isenção e redução na taxa de inscrição do processo seletivo para o segundo semestre.
A relação está disponível no site www.vestibularfatec.com.br e pode ser acessada pelo candidato que realizou o pedido. Além da oferta do desconto total, as Fatecs concedem redução de 50% no valor da taxa de inscrição (de R$ 64,80 para R$ 32,40) aos candidatos que atenderem aos requisitos determinados.
Quem receber um dos benefícios deve fazer a inscrição, exclusivamente pelo site, entre 8 de maio e 8 de junho, em um único curso de graduação. No último dia, o prazo termina às 15h. O manual do candidato está disponível para download gratuito na internet.
O vestibular para o próximo semestre oferece, em todo o Estado, 14.605 vagas, distribuídas entre os 74 cursos gratuitos de graduação tecnológica. Em Tatuí, são oferecidas vagas para automação industrial, gestão da tecnologia da informação, gestão empresarial e manutenção industrial.
São 40 vagas para o período da tarde e outras 40 para o período da noite. A Fatec também oferece 40 vagas para o curso de produção fonográfica, apenas no período da tarde.
O sistema de pontuação acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.
É indispensável que o candidato verifique se, realmente, tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam totalmente às condições estabelecidas.