Era o sétimo título seguido do Grêmio no campeonato gaucho, entre 1962 a 1968, só deu tricolor. Depois foi a vez do Internacional dar o troco e ficou 8 anos na sequência, ou seja de 1969 à 1976, onde as provocações e as piadas surgiram de ambas as partes.
Em se tratando de “Grenais” (confronto direto entre as equipes) o ano de 1968 foi bom para o Grêmio, com uma vitória e dois empates.
A foto registra, em pé: Everaldo, Valdir Espinosa (foi o treinador campeão do mundo dirigindo o Grêmio em 1983), Jadir, Curco, Ari Ercílio e Alberto. Agachados: Hélio Pires, João Severino, Alcindo, Sérgio Lopes (fita métrica) e Volmir.
Sérgio Gonçalves Lopes era o fita métrica, pois dificilmente errava um passe, sempre bem feito e na medida, daí o apelido, ele que começou no São Paulo F.C. em 1963, jogou também no Atlético Paranaense sempre mostrando categoria.
Bons momentos, histórias do futebol brasileiro.
NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade