A nova edição da campanha de doação de sangue em Tatuí acontece no próximo sábado, 11. O evento, que começou a ser realizado por iniciativa da empresária Rita Corradi Azevedo, será voltado somente à captação de sangue. De acordo com Rita, não haverá cadastro de novos doadores de medula óssea.
Em Tatuí, quem quiser colaborar deve ir até o Cemem (Centro Municipal de Especialidades Médicas) “Dr. Jamil Sallum”, à rua São Bento, 15, no centro, a partir das 7h30, até as 11h.
A iniciativa visa a atender ao Hemonúcleo Regional do Hospital Regional “Amaral Carvalho”, de Jaú. A entidade é referência no tratamento de pacientes com câncer.
Para doar, é preciso ter entre 18 e 65 anos. Pessoas com 16 e 17 anos também podem contribuir, desde que acompanhadas pelos pais ou responsáveis. No caso de a doação partir de menores, todos devem apresentar documentos.
As exigências para o doador são de que ele pese 50 quilos ou mais, não esteja em jejum, tenha boas condições de saúde e não esteja resfriado.
A pessoa também não pode estar tomando medicamentos, como antibióticos e anti-inflamatórios. Quem ingeriu esses remédios deve esperar 15 dias para doar. Já para quem recebeu imunização contra algum tipo de doença, o prazo é de um mês.
Mulheres não podem doar se estiverem gestantes. Ainda serão recusados portadores de chagas, sífilis, hepatite ou HIV. O doador não deve ter tido convulsões após os dois anos de idade ou ter frequentado regiões com incidência de malária nos últimos seis meses.