93% creem que fim de votação secreta por edis é fundamental

367
Publicidade

A maioria dos leitores que participou de enquete virtual realizada pelo jornal O Progresso opinou ser “fundamental” o fim da votação secreta, por parte da Câmara Municipal, no sentido de mais transparência.

A pesquisa levada “ao ar” na manhã do dia 21 de outubro trouxe à discussão a medida votada em primeiro turno pelos parlamentares. Eles aprovaram-na no dia 17 do mesmo mês.

Para 93% dos participantes, o fim do voto secreto é fundamental para dar transparência à Casa de Leis. Apenas 7% disseram que a extinção não seria fundamental.

O resultado aponta que a maior parte dos leitores aprova as propostas de emenda à LOM (Lei Orgânica do Município) e de resolução que alteram o regimento interno da Câmara. Ambas as matérias são de autoria do presidente do Legislativo tatuiano, Luís Donizetti Vaz Júnior (PSDB).

O parlamentar informou que, se aprovadas, as duas propostas devem resultar em mudanças a partir de 2018.

Publicidade

Com o fim da votação secreta, os vereadores terão de declarar os votos em casos como o de impeachment de prefeito (ou de colegas de Câmara), concessão de títulos de cidadania e eleição da mesa diretora (presidente, vice, primeiro e segundo-secretário). As propostas devem voltar a ser discutidas ainda neste mês pelo Legislativo.

Para esta semana, a enquete terá como tema a prevenção de doenças. O assunto voltou a estar em voga com a ação iniciada na quarta-feira, 1o, na sede da Guarda Civil Municipal.

Na ocasião, a Prefeitura começou o desenvolvimento da campanha Novembro Azul, voltado ao combate ao câncer de próstata (reportagem nesta edição).

A partir da movimentação, o jornal traz a seguinte questão: “Você tem o hábito de realizar exames preventivos de saúde?”. A pergunta pode ser respondida com “sim” ou “não” a partir da tarde deste sábado, 4.

Os participantes têm até às 16h30 de sexta-feira, 10, para opinar em “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br). O resultado final será divulgado no domingo, 12.

Publicidade