A pouco menos de um ano das eleições gerais de 2018, apenas 12,64% do eleitorado tatuiano aderiram ao cadastramento biométrico, segundo dados preliminares do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), divulgados no dia 10 de outubro.
Na RMS (Região Metropolitana de Sorocaba), Tatuí figura entre as cinco cidades com menor proporção de adesão à nova modalidade de cadastro.
O município supera apenas as cidades de Sarapuí (11,78%), Capela do Alto (10,87%), Itu (10,04%) e Cesário Lange (9,60%), localidade que deixou de fazer parte da 140a Zona Eleitoral, sediada em Tatuí, em agosto deste ano.
Dos 118.939 tatuianos, conforme estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 83.374 têm títulos eleitorais, documento que possibilita a participação em eleições. Do total de eleitores, contudo, somente 10.540 estão com os dados biométricos, como foto e digitais.
Para fazer o cadastramento, os cartórios eleitorais, inclusive o de Tatuí, estão equipados com “scanner” de impressões digitais, câmera fotográfica, “pad” para coleta de assinatura digitalizada, fundo reflexivo para fotos e computador com software de captura biométrica.
Entre os seis municípios da RMS com população superior a cem mil habitantes, Tatuí tem o segundo pior percentual de eleitores cadastrados biometricamente, superando apenas Itu.
Cidades como Itapetininga (14,04%), Salto (15,62%), Votorantim (36,58%) e Sorocaba (41,62%) estão mais avançadas no processo de coleta.
Na RMS, apenas quatro municípios têm coleta obrigatória de dados biométricos: Votorantim, Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora.
Nenhuma das 27 cidades que compõe a RMS ultrapassou a marca de 50% de eleitores com cadastramento biométrico. Cerquilho (47,65%), Salto de Pirapora (43,51%), Araçoiaba da Serra (42,38%) e Sorocaba (41,62%) são os quatro com os melhores resultados da região até o início do mês.
Para aumentar o percentual de eleitores com o cadastramento biométrico, a Prefeitura realizou, entre segunda-feira e quarta-feira, 16 a 18, um plantão de agendamento no paço municipal.
O cadastramento é realizado somente com agendamento prévio, por meio do site do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), no endereço www.tre-sp.jus.br. É possível realizar o agendamento com ou sem o número do título de eleitor.
Informações sobre o serviço podem ser obtidas pela Central de Atendimento ao Eleitor, pelo telefone 148.