Formada por advogados de quatro cidades, a seleção da OAB (Ordem dos Advogados) de Tatuí está classificada para a semifinal do 18º “Campeonato Estadual de Futebol de Campo”. Os representantes de Tatuí, Boituva, Laranjal Paulista e Tietê obtiveram “passe” para a próxima fase da competição ao vencer a equipe de São José dos Campos. O duelo aconteceu no dia 7.
A seleção garantiu placar favorável com gols de Ramon de Andrade (representante) e de Renato Motta. Os adversários não conseguiram anotar um tento sequer. Com o resultado, os advogados do combinado classificaram-se automaticamente para a etapa seguinte do torneio, a semifinalíssima.
Neste sábado, 21, eles disputam contra Ribeirão Preto a primeira partida valendo vaga para a final. O jogo de ida acontece em casa, no Estádio “Dr. Gualter Nunes”, da Associação Atlética XI de Agosto. A volta será no “habitat” do adversário. Em Ribeirão Preto, os advogados farão partida no próximo dia 28.
As duas partidas da final estão programadas para novembro. A primeira delas será realizada no dia 11, e, a segunda, no dia 25 do mesmo mês. Na data, a organização deverá promulgar o campeão e o vice-campeão da competição.
O torneio desportivo é realizado pela OAB de São Paulo, por meio da Caasp (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo). Neste ano, 36 equipes se inscreveram para a disputa do troféu de primeiro lugar. Os representantes dos selecionados participaram, em março deste ano, do congresso técnico que definiu o regulamento e o sorteio para definição da tabela de jogos.
De acordo com o acordado, a arbitragem ficou a cargo do Sindicato dos Árbitros do Estado de São Paulo. O órgão cedeu árbitros, bandeirinhas e representantes.
A cargo do Departamento de Esportes e Lazer da Caasp, o torneio tem por objetivo principal o estímulo da prática esportiva. De acordo com o órgão, as partidas promovem a cultura, saúde esportiva, integração e confraternização entre os advogados.
O Estadual teve início no dia 1o de abril. A atual temporada contou com dois times estreantes, das subseções de Mococa e Amparo. Outras duas equipes voltam a disputar o torneio após um período de recesso: Ibitinga e Alta Mogiana, esta última formada por advogados das subseções de Orlândia, Batatais, Ituverava, São Joaquim da Barra e Igarapava.
O atual campeão é o selecionado de Ribeirão Preto, que estreou contra a equipe formada por advogados de Bebedouro, Jaboticabal, Monte Azul Paulista e Sertãozinho.
Dividida em seis fases, a disputa prevê que as equipes participantes entrem em campo, no mínimo, oito vezes e, no máximo, 24. Na primeira etapa, os selecionados foram distribuídos em seis grupos, com seis equipes cada. Na segunda, as 24 também integraram seis grupos, cada um, com quatro selecionados.
A terceira fase reuniu 16 equipes, em oito grupos, compostos por duas, cada. Na quarta, os oito times compuseram quatro grupos e, na quinta, os quatro selecionados foram distribuídos em dois grupos, cada um, com dois times, cada.
Na primeira etapa, o selecionado de Tatuí competiu pelo grupo três, junto com Sorocaba, Piedade e Votorantim; Americana, Limeira, Nodes e Santa Bárbara D’Oeste; Piracicaba; Sumaré, Hortolândia e Paulínia; e a equipe de Itapetininga.
O grupo um ficou composto pelas equipes de Guaratinguetá, Apare, Cacho e Cruzeiro; Taubaté e Tremembé; São José dos Campos, Jacareí e Caçapava; Caraguatatuba, Pinda, SSeba e Ubatuba; Mogi das Cruzes; Lorena.
Integraram o grupo dois os selecionados de Campinas; Jundiaí e Franco da Rocha; Bragança Paulista; Itu; Indaituba; e Amparo. No grupo quatro estiveram as equipes de Lençóis Paulista, Botucatu e São Manoel; Avaré, Cerqueira César, Dois Córregos e Piraju; Bauru; Araraquara, Américo Brasiliense e Piraju; Jaú; e Ibitinga.
Compuseram o grupo cinco, os selecionados de Ribeirão Preto; São José do Rio Preto, Olímpia e General Salgado; Barretos e Guaíra; Bebedouro, Monte Azul Paulista e Sertãozinho; Mococa; e Orlândia, Batatais, Franca, Itapeva, Itupeva e São José do Rio Preto.
O último grupo inscrito contou com presença de seleções das ordens de Araçatuba, Birigui, Guararapes e Valparaíso; Andradina, Dracena, Isolt, Mirandópolis e Tupi Paulista; Jales, Estrela D’Oeste, São Francisco e Fernandópolis.
Tatuí terminou a primeira fase na liderança, com 23 pontos no total, obtidos em dez jogos. O selecionado totalizou sete vitórias, dois empates e uma derrota.
Na segunda fase, os tatuianos jogaram pelo grupo nove, composto por Bauru; Americana e Limeira; e Ibitinga e Itápolis. Terminou a etapa na terceira colocação. Os advogados do combinado totalizaram dez pontos em seis jogos.
Classificada para a fase seguinte, a equipe da OAB de Tatuí jogou no grupo 20, juntamente com Campinas. Os tatuianos terminaram empatados com os campineiros, com dois pontos, resultados de dois empates. A equipe dos representantes locais seguiu para a etapa seguinte após vencer partida das penalidades.
Pela quarta fase, Tatuí levou a melhor que São José do Rio Preto. A seleção venceu as duas partidas contra os adversários, totalizando seis pontos, com duas vitórias. A equipe que representa a cidade conta com um total de 32 atletas inscritos.