A Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” é uma das 90 unidades de leitura selecionadas para receber o programa “Viagem Literária”, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Neste ano, a ação completa 10 anos de incentivo à leitura e difusão da literatura brasileira contemporânea.
O Programa é gerido pela SP Leituras e integra o conjunto de ações do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo). Ele entra em sua fase final com a realização da oficina de escrita criativa na modalidade de contos.
No total, são oferecidas 20 vagas. Os participantes desenvolverão técnicas e mecanismos de expressão por meio de texto em prosa, difundindo o hábito pela leitura e propondo soluções para problemáticas sociais através da arte.
As oficinas contam com oito atividades, ministradas pela escritora Flor Priscila. Elas ocorrerão gratuitamente das 14h às 15h, as terças e quintas-feiras, a partir do próximo dia 26.
Os alunos passarão por uma apresentação inicial e conhecimento das propostas da oficina, por meio dos conceitos básicos de literatura e gramática, conceitos gramaticais, iniciação ao gênero de conto, aspectos conceituais do gênero de conto e leitura em grupo, produção textual. Esta última, em dois módulos.
No primeiro, serão trabalhados revisão textual em grupo, leitura de obras clássicas do gênero, olhar sociológico sobre o gênero e leitura em grupo, dinâmica literária e produção textual. Já o conteúdo do segundo versa a respeito de revisão textual em grupo e o conhecimento da produção de contos brasileiros.
As escolas interessadas em oferecer o conhecimento aos alunos podem realizar o agendamento diretamente na Biblioteca Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O público-alvo são alunos do 9o ano do ensino fundamental e alunos do ensino médio. Mais informações pelo telefone (15) 3259-5647.
Escritora, poetisa e organizadora de saraus, Flor Priscila publicou o livro de contos “A Marcha das Efêmeras”. Ela é a idealizadora da intervenção “Poemadado” e dos blogs “Antologia Feminina” e “Flor, Priscila”. Também fundou, no município, a Flico (Feira Literária Colaborativa), realizada no mês passado.
A escritora desenvolverá atividade dentro do Viagem Literária, implantado em 2008 e que circula por dezenas de cidades do Estado de São Paulo, levando escritores para palestras e bate-papos em bibliotecas municipais, com leitores infantojuvenis e adultos.
Os escritores falam sobre as obras, métodos de trabalho, autores preferidos, influências literárias, interesses e muitos outros assuntos do universo literário.