A Creche Municipal “Amadeu Fragnani” e o Cepem (Centro de Educação Municipal Pré-Escolar) “Professora Maria Inês Menezes de Abreu”, na vila Santa Luzia, concluíram projeto focado na autoestima dos estudantes. A iniciativa começou em março, com encerramento no dia 29 de setembro.
Trata-se do projeto “O que me faz feliz”, voltado a crianças que frequentam as duas unidades. O evento de conclusão contou com a presença da secretária municipal da Educação, professora Marisa Aparecida Mendes Fiusa Kodaira, da supervisora de educação infantil, Ângela Roarelli Ribeiro, e das famílias das crianças.
Por meio de nota enviada pela assessoria de comunicação da Prefeitura, a diretora Juceline Aparecida Pereira Araújo Sperandio disse que, “para ser feliz, uma criança precisa de muito pouco”.
De acordo com ela, os alunos necessitam, além da escola, de acesso a bonecas ou bolas, à educação e à arte e diversão. “Mas, acima de tudo, para a criança ser feliz, precisa de atenção”, disse.
O objetivo do projeto é mostrar, para as crianças, a importância do respeito mútuo. A ação também teve como proposta fortalecer a autoestima dos alunos e a relação família-escola, para que as crianças “não pulem as etapas de cada faixa etária”.
“Além disso, procuramos conscientizar sobre o conceito de felicidade de cada um, destacar o resultado de regras e limites, focalizando na harmonia familiar e escolar”, acrescentou Juceline.
Dentro dessas propostas, os profissionais das duas unidades realizaram, com as crianças, atividades manuais, entre elas, cartazes e dobraduras. Os alunos também desenvolveram atividades de artes plásticas, música, dança e brincadeiras.