A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou, no fim do mês passado, duas ações. Elas envolveram alunos de escolas da rede municipal e agricultores, mirando na conscientização e limpeza do município.
Nas escolas, a primeira ação aconteceu no dia 23. Ela integra o projeto “Aprendizes da Sustentabilidade”, promovido pela secretaria, em parceria com o setor de educação ambiental e a Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, 250 alunos participaram da iniciativa.
Os estudantes frequentam o quinto ano do ensino fundamental em três unidades: “Maria Helena Machado”, “João Florêncio” e “Escola do Tanquinho”.
No projeto, eles receberam instruções sobre a relação entre saúde e meio ambiente, cartilhas de educação ambiental e panfletos informativos com dados da estação de tratamento de água e de esgoto do município.
De acordo com a Prefeitura, o projeto deverá ter continuidade nas mesmas escolas até novembro. Entretanto, os alunos serão capacitados em outras temáticas.
Ainda em agosto, no dia 30, o Departamento de Fomento à Agricultura, da pasta municipal, realizou recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
Os vasilhames foram recebidos no Mangueirão, que também abriga a secretaria, localizado na vila Dr. Laurindo. A Prefeitura recebeu apoio da Adiaesp (Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo).
Na ocasião, a secretaria contabilizou o recolhimento de 440 embalagens vazias. O material foi entregue pelos agricultores de Tatuí, orientados a proceder com a destinação correta das embalagens, sem provocar prejuízos ao meio ambiente.
Por meio de nota, o supervisor do departamento, Douglas Rosa, informa que a secretaria recolheu 238 embalagens vazias de um litro, 171, de cinco litros e 31, de 20 litros.
“Todo material recolhido foi destinado para a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas, na cidade de Piedade”, finalizou.