O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) realizou novo treinamento em agosto. A capacitação abrangeu 30 profissionais, no Centro Cultural Municipal, à praça Martinho Guedes, 12.
As orientações ficaram a cargo dos enfermeiros Eduardo Francisco Vieira e Ana Carolina de Campos, que integram o NEU (Núcleo de Educação em Urgências). Eles abordaram temas como emergências clínicas, respiratórias, metabólicas e toxicológicas.
Também no mês passado, dia 28, os profissionais do serviço repassaram conhecimento a monitores da Creche Municipal “Joaquim da Silva Campos”, no Valinho. As instruções foram ministradas pelos enfermeiros Rodrigo Angel Casa e Daniela Ferreira M. de Almeida e pelo condutor Felipe Cubas de Araújo.
Os três orientaram os profissionais da unidade sobre como proceder em casos de crises convulsivas, engasgos, quedas e intoxicação exógena (envenenamento).
Os monitores também aprenderam como fazer o acionamento correto do serviço 192 e receberam cartilhas de primeiros socorros para sanarem as dúvidas no dia a dia.