A Prefeitura anunciou, no fim da semana passada, que as obras de construção da ponte do ribeirão do Manduca entraram na fase final. De acordo com o Executivo, também estão perto de terminar as obras da ponte do Jardim Junqueira.
O primeiro dispositivo caiu em março do ano passado e o segundo, em janeiro de 2017. A administração retomou a construção da ligação no Marapé em março e, em maio, deu início às do acesso da via Maria Aparecida Santi.
A mesma rua também passa por processo de contenção de erosão, iniciado em junho. O Executivo utiliza o sistema de “bolsacreto”, um saco no qual se coloca concreto, que se enche até ficar acomodado no espaço, criando uma barreira de contenção. A obra tem custo de aproximadamente R$ 500 mil.
Já na avenida Vice-Prefeito Nelson Fiuza, o Executivo concluiu o recapeamento asfáltico, após a implantação de drenagem. A medida permite que a água da chuva escorra por meio de galerias pluviais, evitando o desgaste do asfalto.
Sistema semelhante está sendo implantado na avenida Vice-Prefeito Pompeo Reali desde a semana passada. “Uma obra importantíssima na questão da infraestrutura da região”, comentou a prefeita Maria José Vieira de Camargo.
A Prefeitura informou que a construção de galerias pluviais deve seguir ao longo dos próximos dias. A primeira etapa do sistema vai até a confluência com a rua Brasil Santos.
“Estamos implantando a tubulação e dispositivos a partir do canteiro central, a popular ‘churrasqueira’. Essa obra é estratégica para a região, pois, em dias de forte chuva, este trecho fica muito perigoso pelo volume de água que concentra”, destacou a prefeita. Ela acompanhou as obras no dia 25 de julho.