Aluna do curso de pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho da Faesb (Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara), Maria Alice Gaiotto teve pesquisa exposta em painel de evento que reuniu portugueses e brasileiros.
O trabalho dela integrou o 2º Congresso Luso-Brasileiro de Segurança, Saúde Ocupacional e Ambiental – SsOA, realizado entre os dias 5 e 7 de junho.
Maria Alice apresentou o “Estudo de Caso de Risco Ergonômico na Odontologia”, produzido no contexto da especialização ministrada em Tatuí. A estudante recebeu orientação do professor doutor João Candido Fernandes.
O painel expositivo durou 15 minutos, conforme regulamento da organização. No trabalho, a pós-graduanda identificou, entre os procedimentos clínicos realizados por profissionais da odontologia, “quais os mais impactantes para a saúde ocupacional no sentido de avaliar os efeitos danosos ao corpo e, até propor melhorias ancoradas nos pressupostos ergonômicos”.
Em nota enviada à imprensa, a Faesb divulgou que a publicação do artigo evidencia a qualidade do conhecimento científico produzido no contexto dos cursos de pós-graduação da instituição. A faculdade também parabenizou a estudante e o professor orientador pela dedicação e resultados alcançados.
O SsOA 2017 aconteceu no Clube de Engenharia do Brasil, no Rio de Janeiro. Ele foi realizado pela Academia Brasileira de Engenharia de Segurança do Trabalho, Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança, Clube de Engenharia do Brasil e Escola Superior de Tecnologia da Saúde, do Instituto Politécnico Coimbra, com organização da Proteção Publicações e Eventos.