O convênio entre a Prefeitura de Tatuí e o IAS (Instituto Ayrton Senna) será firmado na primeira quinzena de agosto. O município receberá, na ocasião, a visita de dirigentes do instituto e iniciará efetivamente os trabalhos em sala de aula.
“É o início do projeto de gestão na alfabetização, que será aplicado aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, já no próximo semestre. Um trabalho que envolverá professores, coordenadores e diretores”, destacou a prefeita Maria José Vieira de Camargo, por meio de nota.
A parceria com o IAS não é a primeira firmada pela administração com vistas à Educação. Desde janeiro, outros convênios foram celebrados, como o do programa Futuro Cientista, com o campus sorocabano da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos).
Participam cerca de cem alunos de escolas municipais e da Etec (Escola Técnica Estadual) “Sales Gomes”.
Em junho, houve assinatura de termo de cooperação com a Uniso (Universidade de Sorocaba), o qual garante o apoio técnico e pedagógico da universidade para o desenvolvimento, em Tatuí, do Proeja (Programa de Educação de Jovens e Adultos).
Trata-se de uma parceria para a educação de pessoas que não são alfabetizadas, ou não concluíram o ensino fundamental.
Cerca de 270 pessoas serão beneficiadas de imediato com o convênio. O Proeja será desenvolvido na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “João Florêncio”, com início das aulas a partir do dia 27 de julho.
O Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” também teve parceria assinada com a Prefeitura, para levar música e teatro a escolas municipais. Já a CCR SPVias oferece capacitação a 95 professores da rede municipal, no âmbito do programa Caminhos da Cidadania.