Guia ‘Cidade Ternura’ vai ser partilhado por pasta estadual

Daniel Parra recebeu exemplares do guia a servir de modelo estadual

A Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo compartilhará a nova edição do “Guia Turístico e Gastronômico Cidade Ternura”, iniciativa do jornal O Progresso. O material será distribuído pela pasta estadual em pontos estratégicos.

O compartilhamento ficará a cargo de Daniel Marcon Parra, chefe de gabinete da pasta. Ele recebeu um lote com exemplares do guia na manhã do dia 29 de junho.

Na data, Parra esteve em Tatuí para ministrar palestra no MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”), juntamente com o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli.

Ambos debateram com representantes de cidades convidadas a proposta da criação de uma nova microrregião turística no Estado. Tatuí e mais seis cidades somam forças para pleitear a formação da microrregião “Raízes do Interior Paulista”.

O protocolo de intenções foi assinado, inicialmente, por Boituva, Cesário Lange, Laranjal Paulista, Porangaba, Pereira, Quadra, Tatuí e Torre de Pedra. O evento também teve a presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo.

Na oficina, Sinisgalli falou sobre o processo que o município enfrentou para a elevação a MIT (Município de Interesse Turístico). Parra explanou a respeito dos requisitos que as prefeituras precisam cumprir para pleitear o reconhecimento.

Ainda em Tatuí, o chefe de gabinete recebeu exemplar do guia, entregue por Sinisgalli, solicitando um lote para apresentação do material junto à secretaria do Estado. Parra explicou que a Cultura busca novidades com relação à divulgação das cidades e mencionou que o material pode servir de exemplo.

“É muito importante que organizações (como o jornal) das cidades MIT ou do entorno também se envolvam na questão do turismo. Acho que, sem as entidades, não há divulgação. É preciso ter o apoio de todo mundo para tanto”, destacou Parra.

O representante da secretaria ressaltou, ainda, que o trabalho do jornal atende a um dos “pilares do MIT”, que é a divulgação das atrações turísticas.

Parra observou que o guia “Cidade Ternura” atende tanto ao público interno (os moradores da cidade) como o externo (visitantes e turistas) de Tatuí.

Segundo o representante, o material contribui para o fortalecimento da imagem turística local. Possibilita, ainda, que a cidade saia na frente das demais por ter um projeto diferenciado, que evidencia as características e atrai divisas.

“O MIT nada mais é do que o pontapé inicial daquilo que o governo almeja, que é a geração de emprego e renda por meio do turismo. E Tatuí está de parabéns”, reconheceu.

O “Guia Turístico e Gastronômico Cidade Ternura” deve contribuir, ainda, para estimular as cidades que aderiram à criação da nova microrregião turística.

Parra argumentou que, quando se fala em vínculo, além de promover o crescimento de determinada região, existe a possibilidade de atração de recursos.

De acordo com o chefe de gabinete, juntas, as cidades terão mais força para pleitear verbas. Na visão dele, o resultado dessa união será “muito benéfico para todos”.

Contribuição

Neste sentido, o guia desenvolvido pelo jornal é considerado uma contribuição à cidade. O material, distribuído gratuitamente para os leitores no domingo, 2, traz um compilado de informações, como os atrativos turísticos mais significativos, uma parte da história local, atividades de lazer e agenda de eventos.

As principais opções de gastronomia na cidade também estão presentes na nova edição do guia. A publicação especial foi distribuída aos leitores do impresso junto com a edição de fim de semana.

Na semana de lançamento, o guia ainda pôde ser adquirido, gratuitamente, como encarte no jornal, disponível nos pontos de venda avulsa, como as bancas de revista.

Em simultâneo, o jornal está encaminhando lotes da publicação a pontos de interesse turístico e aos órgãos municipais que atuam na área. A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude recebeu o material no dia 28 de junho. Parra obteve exemplares na manhã do dia seguinte. Já o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) recebeu lote nesta semana.

Projetado para ser uma inovação, por apresentar, pela primeira vez, um “apanhado” de todas as informações relacionadas ao turismo e à gastronomia da cidade, o guia foi todo renovado em 2017.

Com pauta elaborada a partir de informações interessantes tanto para tatuianos quanto para turistas, o guia chama para as festas e eventos, destaca as tradições locais e detalha as atrações turísticas. Os assuntos são apresentados em reportagens sucintas, cada uma acompanhada por imagens, também atualizadas.

Nesta segunda edição, O Progresso manteve a dinâmica do primeiro ano na divulgação gratuita dos empreendimentos, na seção classificados.

Por meio desta iniciativa, o jornal, de um lado, prestigia o comércio do município e, de outro, oferece todas as informações pertinentes aos turistas.

Para impulsionar ainda mais a divulgação da Cidade Ternura, o guia já está totalmente disponível em versão on-line, podendo ser acessado por meio do portal de notícias do jornal, “O Progresso Digital”, pelo endereço eletrônico www.oprogressodetatui.com.br.