Três grupos do Conservatório de Tatuí participarão da peça “Os Saltimbancos”, que estará em cartaz entre quinta-feira, 6, e sábado, 8, teatro “Procópio Ferreira”. A superprodução voltada ao público infantil conta com a Orquestra de Cordas Infantojuvenil, o Coro Infantil e atores do setor de artes cênicas. A série de três apresentações inicia sempre às 20h e tem entrada gratuita.
“Os Saltimbancos” tem autoria de Chico Buarque, que escreveu as letras com base em “Os Músicos de Bremen”, obra do folclore alemão criada pelos irmãos Grimm. A música tem a assinatura de Luiz Enriquez e a apresentação em Tatuí conta com arranjos vocais de Júlio César de Figueiredo e arranjos para orquestra de Daniel Lazala e Guilherme Sparrapan.
A peça conta a história de quatro animais – um jumento, uma galinha, uma gata e um cachorro – interpretados pelos atores Rodrigo Cotrim, Tamires Carvalho, Tatiane Villega e Washington Domingues. Os personagens sofrem na fazenda em que vivem e resolvem fugir para a cidade, onde pretendem viver como músicos.
“Os animais não chegam à cidade e a peça mostra o caminho percorrido por eles até chegar ao novo destino deles”, comentou Míriam Candido, regente do Coro Infantil, por meio de nota enviada pela assessoria de comunicação.
A trajetória do quarteto é contada em 13 canções: “Bicharia”, “O Jumento”, “Um Dia de Cão”, “A Galinha”, “História de uma Gata”, “A Cidade Ideal”, “Minha Canção”, “A Pousada do Bom Barão”, “A Batalha”, “Todos Juntos”, “Esconde-Esconde”, “Todos Juntos” e “Bicharia”.
O conjunto vocal, cujos integrantes também participam das cenas, começou a trabalhar com “Os Saltimbancos” em 2016, apresentando uma prévia de cinco músicas naquele ano e na 1a Semana de Prática de Conjunto de 2017.
Míriam Cândido, regente de coro, e Eduardo Augusto, regente da Orquestra de Cordas Infantojuvenil, destacam que se trata de uma produção paralela dos dois grupos. “Ao mesmo tempo, os conjuntos se dedicaram a outros trabalhos”, comentou o maestro.
“É um grande desafio, por se tratar de um repertório totalmente diferente do que é feito por essa orquestra. Naturalmente, os músicos também adotam uma expressão cênica”, acrescentou.
O teatro “Procópio Ferreira” fica à rua São Bento, 415, no centro. Informações sobre as apresentações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3205-8464.