Ação em conjunto pode ser feita para a isenção de pedágio a moradores

A isenção de pedágio solicitada por moradores dos bairros Jurumirim e Santa Adelaide há anos pode gerar ação conjunta em Tatuí. A medida é uma sugestão do vereador Miguel Lopes Cardoso Júnior (PMDB), feita aos colegas durante discussão de requerimentos, na Câmara Municipal, na noite de terça-feira, 6.

“Acredito que esteja na hora de fazermos ações coletivas para discussão de assuntos que são recorrentes nesta Casa. Talvez, se conseguirmos fazer algo em conjunto, nós consigamos resultados melhores”, declarou o peemedebista.

Júnior engrossou coro de parlamentares que voltaram a pedir a resolução de um problema enfrentado pelos moradores dos dois bairros. Para se dirigir a Tatuí pela rodovia Antonio Romano Schincariol (SP-127), eles precisam pagar pedágio.

A estrada tem duas praças e os residentes eles têm de pagar, no total, R$ 20,20 toda vez que vêm ao centro da cidade e retornam às suas propriedades.

Primeiro a abordar o tema na terça, Rodolfo Hessel Fanganiello (PSB) disse que os vereadores recebem queixas constantes dos moradores dos dois bairros. Eduardo Dade Sallum (PT) também relatou ter sido procurado para tratar da questão: os moradores querem deixar de pagar pedágio.

De acordo com o vereador, a cobrança está prejudicando financeiramente quem vive nas duas localidades, mas têm compromissos em Tatuí.

O vereador apresentou requerimento para a Prefeitura, solicitando que a Maria José Vieira de Camargo (PSDB) interviesse junto ao governo do Estado para que a questão pudesse ser resolvida.

Sobre a isenção, Miguel contou ter procurado solução junto aos representantes da concessionária CCR SPVias, responsável pelas praças de pedágio. “Não saí de lá convencido. Eles explicaram algumas questões técnicas e institucionais, porém, sem nada fundamental. Então, cabe a nós darmos as mãos”, falou.

Uma alternativa para a questão foi apresentada pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), em abril deste ano. Em Tatuí, Alckmin anunciou “uma solução definitiva para atender à demanda por acessos”.

Na ocasião, o tucano informou que o governo iria realizar “imediatamente” ação para garantir acesso dos residentes ao centro de Tatuí. O Estado deve viabilizar a perenização da estrada alternativa entre o Jurumirim e o bairro Enxovia.

“Vamos liberar recurso para fazermos o ‘Melhor Caminho’”, informou o governador. Alckmin disse que assinaria o convênio para o repasse de verbas com a Prefeitura. “Vou autorizar que faça agora, em maio, a assinatura do nosso compromisso com o município”, disse a O Progresso.

O mesmo compromisso teria sido reassumido pelo governador recentemente. É o que informou o vereador Rodnei Rocha (PTB). “Estive com o secretário de governo (Luiz Gonzaga Vieira de Camargo), no Palácio dos Bandeirantes, conversando a respeito disso com o governador”, comentou.

De acordo com o parlamentar, Alckmin teria voltado a se comprometer a revitalizar as estradas. A medida é considerada mais viável do ponto de vista econômico que a construção de retornos ao longo da SP-127, estimados em R$ 40 milhões. Sem recursos, o Estado optou por recuperar as vias de terra.