Reduzir ainda mais o tempo de atualização das notícias será outra novidade a ser implementada no portal “O Progresso Digital”, a partir da reformulação de sua plataforma na internet.
Levado ao ar no dia 7 deste mês, o novo endereço www.oprogressodetatui.com.br terá, ainda, acréscimo de novas mídias (áudios e vídeos).
Para tanto, O Progresso deve iniciar um período de transição. O tempo é necessário para a adequação dos equipamentos da equipe de reportagem às novas necessidades.
O bissemanário quer incluir notícias em tempo real, com resumos constantes na internet no momento em que os eventos acontecem.
Como ocorre nos grandes portais, os conteúdos serão sempre acompanhados por fotos, ou ilustrações. A medida visa tornar a leitura mais agradável, em especial nos dispositivos móveis (tablets, smartphones e notebooks).
Isso porque o novo portal – lançado na segunda semana deste mês – é dotado de tecnologia que permite o ajuste dos conteúdos ao tamanho de telas diferentes.
Também denominada de “mobile friendly” (ou “amigável a dispositivos móveis”), a nova estrutura do portal garante melhor leitura para os usuários. As fotografias e os textos contidos nas notícias são redimensionados, automaticamente, para o tamanho de tela dos dispositivos.
Para tornar isso possível, as adaptações na estrutura do portal incluíram programações em três diferentes linguagens: PHP (um acrônimo para pré-processador de hipertexto), XML (linguagem de marcação extensiva voltada à criação de documentos hierarquizados) e HTML5 (quinta versão da linguagem de estruturação e apresentação da internet).
“O portal é expansível, e nunca mais vai estar desatualizado. Estará sempre acompanhando as tendências da web”, ressaltou Antonio de Oliveira Júnior, da InDigital Sites e Webmarketing, responsável pela remodelação e inclusão de novas tecnologias.
De mesma forma, os anúncios presentes na plataforma digital assumem novas características. As propagandas em digital são exibidas sem que haja a “poluição visual” e de modo mais organizado, facilitando a divulgação das marcas, produtos e empresas e, também, dando aos leitores a chance de visualizá-los melhor.
Entre o conteúdo publicitário, há destaque – já na abertura do portal – ao guia turístico e gastronômico “Tatuí Cidade Ternura”, encontram-se links para os sites ou redes sociais dos anunciantes.
Nesta próxima semana, o jornal finaliza a segunda edição do guia, que também estará disponível na internet, evidenciando, assim, os pontos turísticos e os estabelecimentos locais para muito além das fronteiras da Cidade Ternura.