A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social realiza, na manhã de quarta-feira, 17, caminhada para “sensibilização” e divulgação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado na quinta-feira, 18. A mobilização acontece na região central.
Na quinta, às 19h, o auditório “Jornalista Maurício Loureiro Gama”, do Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna da Silva”, recebe ciclo de palestras sobre abuso sexual a menores de 18 anos.
Participarão o juiz Marcelo Nalesso Salmaso, da Vara da Infância e da Juventude, e Viviane Fernandes e Denis Caramigo Ventura, profissionais do Prodigs (Projeto Ação Pró-Dignidade Sexual).
No decorrer da semana passada, funcionários dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) foram até escolas e creches fazer campanha de sensibilização com crianças e adolescentes. Organizações da sociedade civil também realizaram campanha com o público.
De acordo com a presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), Daniele Mendes, a proposta é a promoção de políticas públicas em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, “sobretudo daquelas que se encontram em situação de ameaça ou violação ao direito fundamental de desenvolvimento de uma sexualidade segura e saudável”.