Solenidade marcou a conclusão de obras das melhorias realizadas pela Elektro em parceria com a Prefeitura na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Magaly Azambuja de Toledo”, no Jardim Santa Rita de Cássia.
O evento aconteceu na manhã de sábado, 25, com participação da direção, professores, funcionários e pais dos alunos que frequentam a instituição.
A unidade escolar é a primeira a receber transformação física, viabilizada pela concessionária, por meio do projeto batizado de “Filosofia de Gestão Escolar”.
Conforme a Elektro, a unidade foi escolhida em caráter piloto. “Visitamos cerca de 20 escolas em várias cidades e a ‘Magaly’ aceitou o desafio e abriu as portas para nós”, disse, em nota, Felipe Zanola, responsável pelo projeto.
A concessionária informou que a escola passou por “um grande processo de mudança da estrutura física” nas duas semanas que antecederam à cerimônia. O projeto incluiu novas pinturas das salas – todas com ventiladores -, reformas dos banheiros e “repaginação” da sala de informática e da biblioteca.
O prédio também ganhou uma nova saída de emergência e rampas de acesso, além de ter o telhado e as instalações elétricas reformados.
Segundo a companhia, a unidade passou a ser uma das primeiras no Brasil a receber planta de geração de energia fotovoltaica e ter todas as lâmpadas substituídas para tecnologia LED.
Além disso, o sistema de coleta de água pluvial da escola passou a ter a “destinação correta nas vias públicas”. Para a Elektro, a “grande transformação na estrutura” ocorreu na gestão escolar. Em dois dias, os 50 funcionários da escola participaram de rodas de discussão e elaboração de planos de ações.
Eles discutiram sobre 12 temas, orientadores por 200 funcionários da concessionária. O objetivo é que, após a implementação dos planos de ação e sensibilização dos colaboradores, o ambiente escolar para os 500 alunos seja “o melhor possível”.
Na inauguração, além do presidente da Elektro, Márcio Fernandes, estiveram presentes a prefeita Maria José Vieira de Camargo, o vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva, secretários municipais e vereadores.
Em discurso, Maria José agradeceu os investimentos da Elektro e a parceria para o treinamento do pessoal.
Ela também destacou que a iniciativa se encaixa na campanha “Abrace Tatuí”, de revitalização de espaços públicos e de conscientização das pessoas sobre o uso comum desses locais. O projeto foi apresentado no início deste ano e é realizado pelo Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí).