O “Campeonato de Verão do São Martinho” chegou ao fim na noite do dia 16 deste mês. Na data, a organização realizou a segunda partida da finalíssima da edição 2016. A partida reuniu as duas melhores equipes da temporada.
De um lado, a Calhas Alpha buscava recuperar-se do resultado da primeira final. Do outro, a Lanchonete do Gordo queria manter a vantagem e garantir o troféu. Venceu a segunda equipe, consagrando-se campeã. O vice-campeonato ficou com a equipe adversária, uma das 15 inscritas para a disputa.
O torneio teve início no dia 17 de outubro, percorreu o mês de novembro (com mais de um adiamento) e terminou na terceira semana de dezembro. A competição também registrou homenagens aos mortos na tragédia envolvendo o avião da Chapecoense. A aeronave que transportava a delegação da equipe catarinense caiu na madrugada de 29 de novembro, na Colômbia.
Em sinal de respeito, a organização do campeonato local decretou luto e propôs às equipes que realizariam partidas na semana da tragédia um minuto de silêncio.
Neste ano, o Verão do São Martinho reuniu o Askov, Bom de Bola, Bola+1, Gangster Shop, Laurindense, San Rafael/C. Lanches, São Cristóvão, Tókio, Tatuiano, U. C. da Vila, Vieira e Rossi, Vila Santa Rita e Vila Esperança, além do campeão e do vice-campeão. Também registrou presença de público cativo.
Considerado um dos mais acirrados da região, o torneio sediado no Estádio “José Rubens do Amaral Lincoln” registrou 93 gols desde o início até a primeira partida (da melhor de duas) da final. O primeiro tento foi marcado no dia 17 de outubro pelo Bom de Bola que venceu por 1 a 0 o Askov Futebol Clube.
No dia 18, a Lanchonete do Gordo levou a melhor. A equipe bateu o Vieira Rossi por 3 a 2 na cobrança alternada dos pênaltis. O jogo terminou em 0 a 0 no tempo regulamentar. Dia 19 de outubro, outro confronto terminou empatado e precisou ser decidido na cobrança dos penais. Na data, o Bola+1 empatou por 2 a 2 contra o Tókio, perdendo na cobrança por 2 a 1 para o adversário.
Ainda em outubro, a organização precisou adiar a partida entre o Tatuiano e Vila Esperança. O motivo foi o mau tempo, que obrigou a interrupção do confronto. As duas equipes chegaram a jogar o primeiro tempo, marcando um tento cada.
As chuvas também adiaram a partida marcada para o dia 21, que seria entre o União da Vila Esperança e a Calhas Alpha. O jogo aconteceria após a continuidade da disputa entre o Tatuiano e a Vila Esperança, interrompido pelo mau tempo.
No dia 31, o Askov bateu o Vieira Rossi por 4 a 0. Já em novembro, os ânimos dos jogadores resultaram em eliminação de uma das equipes. O Bola+1 foi “limado” do torneio devido a agressão praticada por um dos jogadores.
O atleta teria se desentendido com o árbitro. A organização informou que a expulsão está prevista no artigo 22 do regulamento. A equipe jogava contra a Vila Esperança. As seleções entraram em campo no dia 1º e empataram por 2 a 2.
Na fase eliminatória, o Vitória Santa Rita despachou o União Vila Esperança por 3 a 2, no dia 3 de novembro. No dia 7 foi a vez do Bom de Bola se despedir. A equipe perdeu pelo placar de 3 a 0 para a Lanchonete do Gordo.
Também em novembro, no dia 8, o Tatuiano venceu o Tókio por 3 a 1 na cobrança dos pênaltis. As equipes haviam empatado por 2 a 2. Já no dia 9, o jogo que estava programado entre a Calhas Alpha e o Gangster Shop não aconteceu.
A partida precisou ser remarcada para o dia seguinte, dia 10, quando foi interrompida por problemas técnicos. Conforme a organização, houve uma queda de energia no início do segundo tempo. A partida era vencida pela Calhas Alpha, que marcou 2 a 0, tendo sido reagendada para a noite do dia 16 de novembro.
No dia 11, o San Raphael/C. Lanchonete bateu a FBA por 1 a 0. Três dias depois, a Vila Esperança venceu, por 1 a 0, o Askov. No dia 16, a organização deu sequência à partida entre Calhas Alpha e Gangster Shop. A disputa foi vencida pela primeira equipe por 2 a 1. Em seguida, na noite do mesmo dia e no campo do São Martinho, houve duelo entre o Vitória Santa Rita e São Cristóvão.
O jogo terminou empatado por 1 a 1 no tempo regulamentar. Na cobrança dos pênaltis, o São Cristóvão se deu melhor. Venceu o Santa Rita pelo placar de 4 a 3.
No dia 17, o Bom de Bola venceu o Tókio por 5 a 0. Em seguida, no dia 18, a FBA bateu por 1 a 0 o Gangster Shop. Dia 21, a Lanchonete do Gordo obteve vitória por 2 a 0 contra o Tatuiano. Na noite seguinte, a Calhas Alpha derrotou o San Raphael por 3 a 2. E, no dia 23, a Vila Esperança venceu por 4 a 0 o São Cristóvão.
A partida entre o Bom de Bola e a FBA do dia 24 precisou ser definida nos pênaltis. Os times terminaram empatados por 1 a 1. Na cobrança dos penais alternada, o Bom de Bola levou a melhor. A equipe venceu a FBA pelo placar de 2 a 0.
Os jogos da última semana de novembro tiveram os seguintes resultados: no dia 25, o San Raphael venceu o Tatuiano por 2 a 0; no dia 28, não houve partida; e, no dia 29, a organização decretou luto por conta da Chapecoense. Na data, a Calhas Alpha bateu a Lanchonete do Gordo por 1 a 0, garantindo a primeira vaga da final.
No dia 30, a Vila Esperança perdeu por 2 a 1 para o Bom de Bola. Já no dia 2 deste mês, a Lanchonete do Gordo derrotou por 1 a 0 o San Raphael. No dia 5, a equipe campeã conquistou a segunda vaga para a final, batendo por 4 a 2 o Bom de Bola.
A primeira partida da final estava programada para o dia 7 de dezembro. Entretanto, a organização resolveu cancelá-la em função do mau tempo. O jogo aconteceu no dia 9, resultando na vitória da equipe campeã pelo placar de 4 a 2. A finalíssima, no dia 16, também foi vencida pela Lanchonete, com placar não informado.