Tatuí está entre as dez cidades escolhidas pela Elektro, concessionária de energia elétrica, para atividades do “Projeto Prioritário de Eficiência Energética”. A ação teve início em junho e é realizada pela empresa em parceria com o Instituto Akatu.
O objetivo é promover hábitos de “uso consciente” para reduzir o desperdício de energia elétrica. De acordo com a concessionária, o projeto será desenvolvido até o fim do ano.
Ele conta com atividades presenciais e conteúdos ministrados por representantes do Instituto. A intenção é promover a “sensibilização e mobilização” de estudantes, escolas e comunidades em torno do tema “consumo consciente de energia elétrica”.
Alunos, professores, gestores de escolas, famílias, ONGs (organizações não governamentais) e funcionários da Elektro participarão de várias ações programadas.
“Na Elektro, promovemos a sustentabilidade por meio da educação e da conscientização sobre o uso eficiente dos recursos. Esta é a energia que nos estimula e motiva a fazer sempre mais”, afirmou, por meio de nota divulgada à imprensa, Heron Fontana, gerente de P&D e eficiência energética da companhia.
Além de Tatuí, as atividades do projeto acontecem em nove cidades da área de concessão da distribuidora. Elas são reguladas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
O projeto tem dois focos de atuação: escolas e comunidades. Nas unidades de ensino, professores e estudantes participam, gratuitamente, de oficinas lúdicas e interativas que apresentam dicas de como usar a energia de maneira consciente, reduzindo o desperdício e garantindo o “bem-estar”, tanto individual como coletivo.
Os conteúdos do projeto serão disponibilizados pelo Edukatu (www.edukatu.org.br), plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade do Instituto Akatu. O foco do material são alunos de escolas de ensino fundamental do primeiro e do segundo ciclos.
Já nas comunidades, ONGs locais participam de oficinas do Instituto. Elas são voltadas à introdução do tema.