Conservatório sedia aula gratuita sobre técnicas ‘crossover singer’





Nesta sexta-feira, 6, das 15h às 20h, o Conservatório de Tatuí sedia workshop gratuito. A aula abordará técnicas de “crossover singer” (para transição de voz entre variados estilos musicais).

Voltado a alunos de canto lírico, o workshop será ministrado pelo tenor Carlos Nascimento e pelo pianista Rodolfo Schwenger. A atividade acontece no salão Villa-Lobos, localizado à rua São Bento, 415, no centro.

O evento integra as ações de difusão do EVPM (Estudos da Expressão Vocal na Performance Musical), grupo que tem como principal foco de trabalho o desenvolvimento de atividades sobre a questão do português brasileiro cantado e ações em estudos aplicados sobre música e linguagem verbal, técnicas, estéticas e pedagogias do canto e performance e produção de conhecimento.

Nascimento é membro do Coro da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) desde 2010 e mestrando em performance vocal pela Unesp (Universidade Estadual de São Paulo). O cantor é intérprete tanto de música popular como erudita e desenvolve pesquisa científica sobre os diferentes estilos de canto. Ele incluiu nos estudos a técnica vocal para teatro musical.

Possui formação em voz no “The Contemporary Music Vocal Pedagogy Intitute”, na universidade de Shenandoah, nos Estados Unidos, e é professor de canto. Também é “vocal coach” (preparador vocal para coro e grupo vocal).

É bacharel em música pelo Conservatório Brasileiro – Centro Universitário do Rio de Janeiro. O cantor lírico possui licenciatura plena e formação pedagógica para docentes em música pela Universidade Vale do Rio Verde, de Minas Gerais.

É formado em piano e violino pelo Conservatório Estadual de Música Haidèe França Americano, de Minas Gerais. Em Tatuí, ele atuará com o pianista Rodolfo Schwenger, presente nos musicais “Crazy for You”, de Cláudia Raia, sob direção de José Possi Neto e Marconi Araujo; “Chaplin o musical”, direção de Mariano Detry e Marconi Araujo; “Mudança de Hábito”, sob direção de Fernanda Chamma e Vânia Pajares; e “O palhaço e a bailarina”, direção de Lazaro Menezes, Kiara Sasso e Guilherme Terra.

É bacharel em música, com habilitação em composição e regência, pela Unesp e técnico em regência pela Escola de Música de São Paulo. Estudou piano com Renato Figueiredo, Marisa Lacorte, Sergio Villafranca, Claudio Richerme e Dinah Pousa Mihalef.

Também estudou regência coral com Vitor Gabriel, Samuel Kerr e Naomi Munakata; regência orquestral com Abel Rocha, Ricardo Bologna e Érica Hindrikson.

A atuação dele como regente inclui o coro O Fino do Canto, em Leme, o coro do Monastério da Divina Trindade e o coro Paz e Unidade, em São Paulo.

Como pianista, Schwenger envolve o acompanhamento de diversos coros como o da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) e o Coral Infantil da Escola Móbile. É professor de teoria musical, regente coral e pianista correpetidor no Projeto Guri Santa Marcelina.