Coleta será normalizada, afirma Vicentão





A Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura anunciou que a coleta de lixo domiciliar em Tatuí seguirá o cronograma da antiga prestadora do serviço, a Proposta Engenharia Ambiental.

O serviço de coleta e destinação ao aterro sanitário foi assumido pela municipalidade há duas semanas, depois de a empresa ter manifestado que queria a rescisão do contrato.

O responsável pela pasta da Infraestrutura, o secretário e vice-prefeito Vicente Aparecido Menezes, Vicentão, afirmou que, entre 10 e 15 dias, o serviço de coleta de lixo domiciliar já estará normalizado.

“A nossa previsão é de que já se normalize, pois os motoristas estarão conhecendo o itinerário, operando bem os caminhões, e os coletores estarão mais experientes no trabalho”, declarou.

O secretário confirmou que alguns caminhões tiveram problemas mecânicos nos últimos dias. As quebras, segundo ele, devem-se ao fato de os motoristas não terem experiência com o equipamento. Ainda observou que isso seria natural acontecer nos primeiros dias de trabalho.

Para evitar novos problemas, a empresa que alugou os caminhões de lixo disponibilizou motoristas experientes para acompanhar o trabalho dos novatos.

“Como foi uma transição emergencial, é claro que o serviço terá falhas, pois temos que treinar e capacitar o pessoal. O motorista da Proactiva está acompanhando o nosso até pegar experiência, para evitar quebra de caminhão”, afirmou.

O secretário disse que tentou estabelecer um “período de transição” com a empresa Proposta Engenharia, que havia aceitado continuar o trabalho por 30 dias.

“Para nossa surpresa, fecharam o acordo na sexta-feira e, na segunda-feira, o dono notificou a Prefeitura, dizendo que, se não pagasse imediatamente, ele paralisaria o serviço”, contou.

“Consequentemente, como a Prefeitura não tinha dinheiro para pagar tudo imediatamente, nós começamos a correr atrás do serviço emergencial”.

Desde setembro do ano passado, a Prefeitura substituiu gradativamente os serviços prestados pela Proposta Engenharia. Na época, o serviço de varrição, realizado pela terceirizada, foi descontinuado.

“Nós assumimos a varrição das ruas. Como nós fizemos a transferência aos poucos, a população não sentiu o impacto no serviço. Estamos até fazendo com menos garis, mas estamos dando conta”.

A contratação emergencial do aluguel dos caminhões e do uso do aterro sanitário foi feito com a empresa Proactiva. O secretário afirmou que a economia com a mudança está sendo de 30% a 40%.

“O valor do contrato era muito alto, e ficou impossível o município suportar um contrato de quase R$ 1 milhão”, declarou. Vicentão reconheceu que a Prefeitura tem dívidas com a Proposta, porém, não soube informar o montante.

A Secretaria de Infraestrutura contratou 30 coletores de lixo e 12 motoristas. Nesta semana, foi realizada a contratação de mais 16 coletores. A equipe será de 46 coletores e 12 motoristas, que trabalharão em escala quatro por dois.

De acordo com Menezes, dez trabalhadores que eram da Proposta Engenharia foram contratados pela Prefeitura. “Já contratei aproximadamente dez funcionários que já trabalharam na Proposta. Esses funcionários estão ajudando os menos experientes”, informou.

O trabalho dos coletores e motoristas é temporário. A Prefeitura enviou para a Câmara um projeto de lei pedindo a autorização para a abertura de 50 vagas permanentes de coletores de lixo. Quando aprovado, a Prefeitura estará liberada para fazer concurso público.

Em breve, o Executivo lançará o edital de licitação para a locação de caminhões e para escolher o aterro sanitário onde o lixo será depositado.

“No processo licitatório, é provável que a gente consiga melhorar o preço. Se for pela modalidade pregão, melhor ainda, pois vence o melhor preço”, afirmou.

A falta de EPIs (equipamentos de proteção individual) foi alvo de críticas de vereadores na Câmara Municipal. O secretário afirmou que já fez a compra de luvas apropriadas para os coletores. O uniforme refletivo e o calçado serão entregues até a semana que vem.

“No máximo, até semana que vem eles já terão o material completo. Esse problema decorreu da quebra do contrato, pois, se tivéssemos o período de transição, daria tempo para comprar os EPIs tranquilamente”, argumentou.

Vicentão afirmou que, apesar de o aterro da Proactiva, em Iperó, ficar mais longe que o da Proposta Engenharia, em Cesário Lange, o tempo maior de viagem é compensado pela capacidade maior dos caminhões novos.

“Antes, os caminhões carregavam 15 m³ de lixo e o atual, 19 m³. Aumentou um pouco a distância, mas, como a capacidade é maior, isso foi equilibrado, pois serão menos viagens”, esclareceu.

Como resolução para o problema de aterros distantes, o vice-prefeito afirmou que poderá exigir uma área de transbordo, localizada em Tatuí, da empresa vencedora da concorrência. Neste caso, os caminhões descarregariam no local o lixo, que seria levado ao destino final em carretas maiores.


Área Urbana:

Coleta na segunda, quarta e sexta-feira no período diurno:

Setor 3:

São Cristóvão, Jardim Bandeirantes, Jardim Tókio, Jardim Ternura, Jardim Europark, Jardim Gonzaga, Jardim Aeroporto, vila Cesp, Monte Verde, vila Angélica, Nova Tatuí e Igarapé Veículos.

Setor 4:

vila São Paulo, vila Brasil, Village, Jardim Wanderley, CDHU, Jardim Planalto, Jardim Atlanta, Jardim Perdizes, Jardim Europa, vila Esperança e Vale dos Lagos.

 

Coleta na terça, quinta-feira e sábado no período diurno:

Setor 5

Jardim Lucila, Jardim XI de Agosto, Jardins de Tatuí, São João, Andrea Ville, Valinho, Fundação Manoel Guedes, São Judas Tadeu, Jardim Mantovanni, Inocoop, Jardim Módena, parte do alto Santa Cruz.

Setor 7:

Boqueirão, Rosa Garcia 2, Santa Rita, Tanquinho, São Lázaro, San Raphael, Vale da Lua, Tomás Guedes, Santa Luzia, Jardim América, São Conrado e Parque Industrial.

 

Coleta todos os dias à noite.

Setor 1:

Vila Primavera, Santa Helena, Santa Cruz, Rosa Garcia 1, vila Menezes, São Martinho, centro, Jardim Módena, Residencial Santa Cruz.

Setor 2:

Vila São Manoel, parte do centro, Jardim Junqueira, Jardim São Paulo, vila Santa Helena, vila Minghini, Estação, vila Jurema, vila Palmira, Jardim Manoel de Abreu, vila Doutor Laurindo, Parque Três Marias.

 

Coleta na terça, quinta-feira e sábado no período noturno:

Jardim Lírio e Jardim Bela Vista.

 

Coleta na segunda, quarta e sexta-feira no período noturno:

Colina Verde e Jardim Paulista.

 

Área Rural

Segunda-feira

Lagoa Vermelha, Rio das Pedras, Guarapó, Fragas, fazenda Chigueno, Vale dos Lagos, Parque dos Nogueiras, Jurumirim, Enxovia, Astória e Ecopark.

Terça-feira

Cerâmicas Mônaco e Itália, Guaxingu, Guilherme Wendell, Mirandas, Sarapuí, Congonhal, São Marcos e Americana.

Quarta-feira

Santa Adelaide, Sabesp, Novo Horizonte, Vale dos Lagos, Jardim Gramado, Campinho.

Quinta-feira

Astória, Pesqueiro, Residencial Gaioto, Motel Tropical, Ecopark, distrito industrial, Lagoa Vermelha, Rio das Pedras, Guarapó, Fragas, Maria Tuca, Parque dos Nogueiras, Enxovia e Americana.

Sexta-feira

Lopesco, rio Tatuí, Água Branca, Congonhal, Sarapuí, Mirandas, Guaxingu, São Marcos.

Sábado

Parque dos Nogueiras, Jurumirim, Enxovias, Carroção, Vale dos Lagos, fazenda Chigueno, Novo Horizonte, Americana.