O Demutt (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte) registrou mais de 22,6 mil autuações em 2015. Desse número, divulgado pelo órgão, cerca de 12,6 mil foram aplicadas pelos agentes de trânsito e, aproximadamente, 10 mil geradas pelos radares de Tatuí.
De acordo com o diretor do departamento, Francisco Antônio de Souza Fernandes, Quincas, o balanço reflete os trabalhos de fiscalização, os quais serão “intensificados” neste ano, com a contratação de três novos agentes.
“A Prefeitura está em vias de contratar pelo menos mais três agentes, para repor os que saíram. Hoje, estamos com quatro, e ficaremos com sete agentes”, contou.
De acordo com dados apresentados pelo departamento, dos 411 acidentes de trânsito que ocorreram entre fevereiro e dezembro, 199 envolveram motocicletas, 143 carros e 14, ciclistas.
Os casos de atropelamentos somaram 44 no período e os com caminhões, 11. O balanço, entretanto, não contabiliza os números de outubro. O mês com o menor número de acidentes foi julho, com 21 ocorrências. Março foi o mês com o maior número de acidentes: 79 registros.
Visando à prevenção, Quincas afirmou que implementará, ainda em 2016, um programa de educação no trânsito, para diminuir o número de acidentes e infrações.
“Estamos pensando na melhor forma de fazer esse projeto de educação no trânsito. Sabemos que vamos melhorar bastante o trânsito da nossa cidade com essa iniciativa”, declarou.
O responsável pela administração do trânsito disse que solicitou à Prefeitura a compra de dois novos automóveis e uma motocicleta, para auxiliar na fiscalização. A frota do departamento, no momento, possui quatro carros e duas motos.
“Pedi, pelo menos, uma picape, para que o agente carregue os cones e os materiais de fiscalização; um carro e uma moto, para a fiscalização. Os veículos que temos aqui estão bem desgastados, mas, enquanto eles puderem rodar, continuarão rodando”.
O diretor afirmou que, entre as principais ações a serem realizadas pelo Demutt, estão a instalação de rotatórias em alguns cruzamentos com grande fluxo de veículos, para evitar que o excesso de carros aumente as chances de acidentes.
“Uma delas é na marginal que dá acesso ao bairro Colina Verde, que é um ponto muito importante. Outro local é no bairro Thomaz Guedes. A implantação da rotatória se deve ao fluxo de veículos. São situações que já avaliamos e vimos que precisam ter uma rotatória para garantir a segurança”, afirmou.
A implantação de motivos musicais e o uso da cor vermelha nas faixas de pedestres vão continuar, segundo Quincas. Ele afirmou que a pintura das faixas em formato de teclado de piano não atrapalha a visibilidade dos motoristas. “Pelo contrário: ajuda a chamar mais atenção.”
“Como Tatuí passará a ser oficialmente um polo turístico, a cidade vai implementar e motivar algumas situações alusivas à música. E isso não atrapalha em nada, pois está nos padrões de metragem”, argumentou.
Quanto à cor vermelha, o diretor ligou o uso da cor ao maior respeito dos condutores de veículos às faixas de pedestres. “O vermelho chama mais a atenção do motorista. A gente ouviu dos próprios pedestres que melhorou. Não vamos fazer isso na cidade inteira, mas nos principais cruzamentos”.
Após a realização do Fórum Municipal para a Educação e Segurança no Trânsito, realizado em outubro de 2015, o Demutt trabalha para colocar em prática os apontamentos feitos pelos grupos de estudo.
Especialistas em segurança viária, representantes de autoescolas, empresas, do poder público, da Promotoria Pública e de organizações da sociedade civil participaram do evento.
As principais demandas foram a melhoria da qualidade do pavimento, aumento do número de vagas de estacionamento e implementação de um programa de educação no trânsito.
“Vamos aproveitar todo o material do fórum, pois temos o respaldo de todas as entidades, e vamos elaborar esse plano e chamar o pessoal para avaliar”, declarou.
Outro pedido do fórum, já colocado em prática pelo Demutt, foi a volta do estacionamento rotativo, que completou um mês de funcionamento nesta semana.
A novidade, segundo Quincas, é o lançamento do edital de licitação para a escolha da empresa que administrará o rotativo, o que deve acontecer nas próximas semanas. “O Tribunal de Contas já avaliou e deu parecer favorável para que siga o processo”, contou o diretor.
Além do rotativo, Quincas disse que já pensa nos impactos que a abertura da “avenida do shopping” causará na marginal do ribeirão Manduca, na região do Jardim Paulista. O início da construção da via está previsto para a segunda quinzena de fevereiro. O acesso contará com pista dupla nos dois sentidos, projeto de iluminação e ciclovia.
“Quando surgir a avenida, vamos fazer uma série de mudanças no local onde essa via vai desembocar, como implantação de semáforos no cruzamento com a marginal”.
A responsabilidade dos trechos finais da rua 11 de Agosto passará para a Prefeitura, segundo Quincas. Uma reunião com representantes do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) formalizará a transferência da via, na extensão que vai do restaurante Rota 11 até o final da avenida, próximo à Santista.
Outra via que sofrerá mudança é o trecho da rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto, entre o terminal da ALL (América Latina Logística) e o bairro Jardim América.
“Com a mudança, a gente pode colocar os radares da cerca eletrônica mais para a frente. Vamos fazer várias alterações, como fechar algumas passagens na rua 11 de Agosto, que causam muitos acidentes”, afirmou.