Voto de maioria é de plenamente insatisfeita com serviço de saúde





A maioria dos leitores que participou da enquete virtual promovida pelo jornal O Progresso discorda do posicionamento do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu. Pelo menos, no quesito saúde. É o que revela resultado de votação encerrada na tarde de sexta-feira, 4.

A pesquisa aberta pelo bissemanário na semana retrasada trouxe a saúde como tema principal. Em agosto, durante posse do fisioterapeuta Ivan Rezende Ferreira, como secretário municipal de Saúde (ele pediu exoneração com pouco mais de um dia no cargo), o prefeito disse que Tatuí dispunha do “melhor serviço da região”.

Em função da declaração, o bissemanário apresentou a pergunta: “Você está satisfeito com o atendimento de saúde oferecido em Tatuí?”. A maioria dos leitores (49%) escolheu a opção “plenamente insatisfeito” como resposta. Outros 34% respondeu que está “insatisfeito” com os serviços disponibilizados.

A soma entre “plenamente satisfeito” e “satisfeito” não atingiu 20%. Conforme o resultado, 15% dos participantes optou pela segunda resposta e, 2%, pela primeira.

A enquete virtual é promovida pelo jornal desde 2005. Ela visa mensurar a opinião dos leitores a respeito de assuntos de interesse geral. A votação é feita somente pela internet, por meio de “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br).

O recurso que amplia a participação dos leitores com o conteúdo produzido pela empresa de comunicação é acessível na página principal do bissemanário. A enquete recebe votos de leitores assinantes e não assinantes dos veículos impresso e digital.

Quem acessa o endereço poderá, além de incluir sua resposta, verificar o resultado parcial da votação. Os resultados finais são divulgados sempre no impresso, aos domingos.

Nesta semana, o jornal discute pedido apresentado por protetores independentes e apartidários de animais. Um grupo formado por 15 pessoas está acompanhando na Câmara Municipal as sessões ordinárias com objetivo de sensibilizar os vereadores e o Executivo a viabilizar castrações mensais.

Para os representantes, essa ação resultaria na diminuição de animais (cães e gatos) abandonados e evitaria problemas de saúde pública (reportagem nesta edição). Em função disso, o jornal pergunta: “Em sua opinião, de quem é a responsabilidade pelos animais abandonados em Tatuí?”. As opções de respostas são: “do poder público” e “dos proprietários que descartam os bichos”.

A votação tem início na tarde deste sábado, 5, seguindo até a próxima sexta-feira, 11. O resultado final será divulgado na edição impressa do domingo, 13.