Nove entidades recebem doações de estudantes em nova versão de trote





Nove instituições tatuianas receberam ajuda de estudantes no início deste mês. Trata-se de doações entregues por conta do trote solidário, promovido pela Faesb (Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara). O repasse aconteceu no dia 11, sendo fruto de mais uma edição da iniciativa com calouros.

A campanha resultou na arrecadação de 1,4 tonelada de alimentos, itens de higiene pessoal e quantias em dinheiro. Os alunos conseguiram 863 quilos de arroz, 334 de macarrão e 274 de feijão. Também arrecadaram 400 sabonetes, 255 embalagens de creme dental, 111 pacotes de fraldas geriátricas.

Em dinheiro, eles levantaram R$ 1.215 para causas especiais e R$ 800 para compra de colchões e de fogão. Também informaram a entrega de 2.389 itens descritos como “outros” para as entidades beneficentes que atendem em Tatuí.

As doações repassadas neste mês atenderam a Associação Recanto Betel, Santa Casa, Casa de Apoio ao Irmão de Rua “São José”, Litac (Liga Tatuiana de Assistência a Cancerosos), Casa do Bom Menino, Casa do Acolhimento Institucional, Grev (Grupo Estímulo à Vida), Cosc (Centro de Orientação e Serviços à Comunidade) e o Recanto do Bom Velhinho “Vale da Lua”.

Em nota enviada a O Progresso, o professor Odair Ferreira de Almeida, que coordena o curso de administração da Faesb, disse que a atividade fez parte do desenvolvimento prático da disciplina de marketing, ministrada no 3º semestre.

Docente responsável pela disciplina, o professor Célio Alves de Castro, afirmou que o envolvimento dos acadêmicos foi tão grande que eles decidiram estabelecer apenas um grupo de trabalho em toda a sala de aula. Nos anos anteriores havia grupos “disputando o maior volume de arrecadação”.

Ainda segundo o docente, neste ano, a instituição fez um levantamento junto a diversas entidades da cidade para verificar os produtos de maior necessidade. A partir deste diagnóstico, ela estabeleceu os itens a serem arrecadados.

Para o diretor geral da faculdade, professor Antonio David Julian, “a mesmice dos trotes educacionais já virou coisa do passado”. Ele cita as brincadeiras feitas nos calouros, como raspagem de cabelos, pinturas nas faces, como ultrapassadas. Também frisa que “excessos são cometidos nessas comemorações”.

Julian comentou que a faculdade nunca permitiu esse tipo de procedimento desde a abertura, em 2007. Conforme ele, o modelo incentivado é o do trote solidário e que resulta em arrecadações “sempre superadas, ano após ano”.

“Agradeço imensamente a todos os envolvidos nesse importante projeto social e, principalmente, àqueles que receberam nossos alunos do projeto e contribuíram para que muitas pessoas assistidas pelas nossas instituições assistenciais pudessem receber de coração estas doações”, finalizou o diretor.

Especialização

Também no dia 11 deste mês, a faculdade iniciou mais uma turma de pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho. Com duração de 24 meses, o curso qualificará os profissionais de engenharia e arquitetura para elaboração de projetos e demais atividades pertinentes à área de segurança do trabalho.

Conforme a entidade, o curso é coordenado pelo professor-doutor João Cândido Fernandes, que atua na Unesp (Universidade Estadual Paulista), de Bauru. O corpo docente é composto por mestres e doutores com vasta experiência na área.

As aulas são realizadas aos sábados em cronograma elaborado pela instituição. Interessados ainda podem se inscrever na Faesb, à rua 11 de Agosto, 2900, no bairro Valinho. Contatos são feitos pelo telefone 3259-3838.