AI Conservatório / Kazuo Watanabe
Orquestra de crianças e adolescentes apresentam-se neste dia 12
As Orquestras Infantil e Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí apresentam-se na manhã deste domingo, 12, no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415, no centro. Os concertos têm início às 11h e entrada franca, sob regência de Eduardo Augusto e assistência de Daniel Lazala.
Eles integram a I Semana de Prática de Conjunto do Conservatório de Tatuí, evento no qual todos os grupos formados exclusivamente por alunos apresentam-se em provas abertas ao público. Os concertos das orquestras infantil e infantojuvenil abrem a série de apresentações deste ano dos grupos musicais.
A primeira a apresentar-se será a Orquestra Infantil do Conservatório de Tatuí. Ela é formada por crianças com idades a partir dos 7 anos, que estudam violino, viola, violoncelo e contrabaixo.
No programa, estão obras de Pat Legg (“Let’s Dance”, em quatro movimentos) e Phill Collins (“You’ll be in my heart”, música tema do filme “Tarzan”).
Na sequência, apresenta-se a Orquestra Infantojuvenil. São 43 estudantes de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. O repertório é formado por obras de G. P. Telemann (“Two Graceful Dances”), V. Rathgeber (“Prelude”), H. Isaak (“Meditation”), Handel (“Minueto” e “Gavotte”) e A. Corelli (Contemplation).
A participação nas orquestras é uma disciplina obrigatória a todos os alunos da área de cordas. Os ensaios ocorrem duas por semana, com duas horas de duração.
ocar nos concertos é parte da formação e profissionalização dos instrumentistas de cordas. Ao integrar o grupo, os alunos começam a adquirir experiência para seu futuro musical.
Dando ênfase ao aprendizado dos alunos-instrumentistas, o grupo trabalha repertório focado em métodos de formação de orquestra de câmara e outros paralelos, também considerados importante pela instituição na formação dos estudantes.
Os ingressos para as apresentações podem ser retirados de terça a sexta, das 17h às 19h, ou no dia do evento, momentos antes do início das apresentações.