Mais
    Início Colunas Jorge Rizek Jorge Rizek 24/01/2026

    Jorge Rizek 24/01/2026

    Eu juro que é melhor se entregar
    Ao jeito felino provocador
    Devoro pra ser devorado
    Não vejo pecado ao sul do Equador
    O sonho virou realidade
    Tira o pé do chão
    Se joga na festa esquece o amanhã
    Minha escola na rua para ser campeã
    Se joga na festa esquece o amanhã
    Sou meio homem, meio bicho
    “CAMALEÔNICO”
    (Samba enredo 2026 da Imperatriz Leopoldinense – Rio)


    “Está esperando algo acontecer? Faça acontecer.”
    Shmuel Lemle – ‘Sementes de Cabala’


    Mavsa Resort já anunciou a próxima atração para seu novo espaço de eventos inaugurado sábado passado com show de Alexandre Pires. Será Marcos & Belutte e Danilo e Davi, no Sábado de Aleluia, 4 de abril.


    Neste sábado, 24, um evento na Praça da Matriz marca o início da contagem regressiva às comemorações dos 200 anos de Tatuí. Serão 200 dias de eventos para marcar essa temporada festiva da cidade. Um totem assinado pelo artista plástico Jaime Pinheiro marcará a comemoração, instalado na Praça da Matriz, esquina das ruas Cel. Aureliano de Camargo e 11 de Agosto. Um agrupamento do projeto Orquestra Sinfônica de Tatuí fará uma participação musical.


    Dr. José Celso Fiuza recebeu uma homenagem do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo: “Diploma de 50 anos de exercício da medicina marcados por relevantes serviços prestados à sociedade neste período, que contribuíram para elevar o prestígio e a dignidade da prática da medicina”.


    O Carnaval de Tatuí 2025 acontece na Praça da Matriz. “Tatuí Folia”: sexta 13, bloco Os Tatus, Jotta e a banda. Sábado, 14, Bloco dos Vagalumes, DJ Wagner Machado, Os Tatus, Mateus Namikawa, Mateus Assunção, Império do Samba e Pagode de Pretinho. Domingo, 15, DJ Wagner Machado, Fit Dance, Bloco do Clube de Campo, Banda Sambaestro, Banda do Bonde, Pedro Paulo e maestro Agnaldo Silva. Segunda, 16, DJ Wagner Machado, Bateria do Lagartixa, Mel Moreira, Bob Percussão, Bloco Unidos da Vila, Banda Caramelo. Terça, 17, Matine Cordão dos Bichos e DJ Rudolf.


    Sábado, 31, tem Esquenta Vermelho e Preto na Fábrica, a partir das 14h, com muito samba no pé, sorteio de ingressos e apresentação da musa do Vermelho e Preto.


    Sábado de Carnaval, 14, tem a tradicional Feijoada de Carnaval Realmatismo / Colina, no salão de eventos do condomínio, com o grupo Sábado de Samba.


    Já no Clube de Campo, o Carnaval começa na sexta, 13, com uma festa à fantasia com a banda Sexta Dimensão. No sábado, 14, o tradicional Baile Azul e Branco, com Batuque da Nega e DJ Phill e a bateria do Clube de Campo. Domingo, 15, Futebol das Bonecas, DJ Phill. Na segunda, 16, matinê com o Cordão dos Bichos.




    TIM-TIM
    24 – Mariana Cardenas
    25 – Patrícia Pestana / Mage Reis Barros / Beto Laranjeira
    26 – Vânia Dicini
    27 – Raquel Fayad / Andreza Smaniotto / Kika Xavier / Edson Xavier
    28 – Alexandre Bossolan / Meyre Pereira dos Santos
    30 – Magnífica Aparecida Herculano Pereira / Flaviane Jubran / Rodrigo Brasil


    NIGHT AND DAY
    Bodega – sábado, 24, 23h – Sacode Tatuí 2.0, Fabinho Costa, Lezinho, Nova Estampa, Josu, Diego Gigante, Flavinho, Melanina, DJ Nene
    .
    Fábrica Rock – sábado, 24, 11h30 – Sábado tem Feijoada, Beco do Samba; 18h – DJ no Calça; 21h – Doctor Rock; domingo, 25, 16h – Calçadão com Nego Di; quarta, 28, 17h – QuartaOke; quinta, 29, 17h – Quinta no Pagode com Nego Di; sexta, 30, 19h –
    .
    Maverick – sábado, 24, 21h – Sábado Sertanejo, Renan Valentti, Beto Sam
    .
    Cerca Trova Bar Pub – sábado, 24, Pulse, DJ Dub Odd; domingo, 25, 17h – Pagode e Samba no Cerca
    .
    UP Lounge – sábado, 24, 21h – Tribaland
    .
    Clube de Campo – sábado, 24, 22h – Flashback dos amigos, Cyro Marques e Deivis Valêncio; domingo, 25, 17h – banda Tatuvirado
    .
    Clube Renascer – sábado, 24, 21h – Amaro e Banda
    .
    Praça da Matriz – sábado, 24, 11h – 200 Dias para os 200 Anos, lançamento do cronômetro, arte Jaime Pinheiro
    .
    Cine Santa Helena
    “Bob Esponja: Em Busca da Calça Quadrada”, 16h
    “Zootopia 2”, 17h
    “Avatar Fogo e Cinzas”, 20h30
    “A Empregada”, 18h
    “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei”, 19h


    FALEI E DISSE
    “Tenho liberdade no meu corpo, falo o que quero e faço minhas escolhas.” Grazi Massafera
    .
    “Senti muito medo.” Chay Suede, pela primeira vez fazendo teatro
    .
    “Ser sensual tem a ver com postura.” Fernanda Abreu
    .
    “Internet não é parente.” Luísa Sonsa



    VERMELHO E PRETO: SINAL DE GUERRA…

    Criamos o baile Vermelho e Preto, em 1980, motivado para que Tatuí tivesse uma noite a mais no movimentadíssimo Carnaval de quatro dias que acontecia na cidade.

    O Vermelho e Preto chegou com uma nova proposta: ser um baile de gala de Carnaval. As mulheres lotavam os salões de beleza, modistas criavam roupas e fantasias, era um corre-corre em busca do melhor traje, e de todas estarem belas para reinar no baile.

    O primeiro enredo foi o próprio clube XI de Agosto, que tinha uma tradição esportiva. Assim, o público masculino foi “fisgado” pelo baile. A “Égua Vermelha”, amuleto e símbolo da torcida agostina, o grito de guerra da torcida – vermelho e preto.

    As cores dos uniformes, que estavam esquecidos na época, foram resgatadas e, assim, o público masculino também “comprou” o baile.

    O primeiro já foi um sucesso, e cada edição o público era superado um ano após outro. Cada edição com um tema diferente, com uma decoração cada vez mais surpreendente.

    A decoração era a maior atração do baile. Quem não ia ao baile passava a tarde para ver o visual como estava. Uma delas era Elze Vanni, que todos os anos passava por lá.

    O baile foi ficando cada vez maior, com um público vindo de todo o entorno e de outras regiões. O Vermelho e Preto trouxe de volta os Carnavais das décadas de 1940, 1950, 1960 com uma pegada moderna.

    Chegamos a estender o baile para as quatro noites de Carnaval. Eram dois salões lotados: o ginásio e a quadra externa. Com o tempo, mudamos o baile de sexta para um sábado antes do Carnaval, para atender ao público que viajava no Carnaval.

    O baile nasceu na presidência de Mingo Polis. E, com o tempo, vários parceiros dividiram comigo: Geraldo Corintinha, Cassiano Sinisgalli, Alessandra Vieira de Camargo Teles.

    Hoje, 45 anos depois, o baile acontece no sábado, 7 de fevereiro, no mesmo XI de Agosto. O enredo deste ano é “Gente é pra Brilhar no Vermelho e Preto”, uma homenagem às pessoas que fizeram e fazem Tatuí acontecer nesses 200 anos de vida.

    Ingressos à venda na secretaria do clube, Malalla, Nill, Simone Fraletti (Cesário Lange). Mesas com Renata Fiuza (15 997979900).

    Venham brilhar nessa tradição quando Tatuí comemora 200 anos, e faça parte dessa história.


    Casaram-se no sábado, 17, no salão nobre do Condomínio Colina da Estrelas, Karen Brisola e Renato Mingote. Cerimônia e festa aconteceram no mesmo espaço, sendo que a iluminação e a abertura das cortinas do espaço mudaram completamente do solene para o descontraído.

    A cerimônia foi realizada pelo padre Demétrio e teve trilha sonora executada pela camerata Bravo. Para os noivos entrarem, 18 cadetes fizeram a guarda de honra. Em off ao chegar, Karen fez uma homenagem ao pai Enedino, que se emocionou. Renato usou uma beca da Aeronáutica e, no momento dos seus votos, cantou para sua Karen. Após a transformação do salão para a festa, teve a entrada dos noivos com uma recepção feita pelos padrinhos e convidados com um aceno de lenços, dança dos noivos, os brindes com os padrinhos e agradecimentos.

    As flores dos arranjos eram pink e amarelas, montadas e desenhadas por Anderson Dias. O mobiliário era de Márcia Locações em madeira natural e verde Celadon.

    Doces, bolo e bem-casados de Carol Campos. Uma belíssima mesa de queijos assinada pela Degustart, de várias qualidades, foi degustada antes do serviço do jantar.

    O jantar foi preparado pela chef Patrícia e o churrasco, por Zarda. Para animar a festa, o DJ Cyro Marques e a performática Megabanda. Na saída, os convidados receberam buquezinhos de flores usados na cerimônia como presente. A produção, assessoria e cerimonial, Jorge Rizek Eventos.


    Gusto, de Bia Bonduki, reuniu profissionais da alimentação para um encontro na terça, 20. O coquetel contou com produtos de parceiros da loja e assinatura do chef Gus Jones. A Gusto fica na rua Juvenal de Campos, 437, @gustoTatuí.


    Ângela Titica Almeida comemorou aniversário em sua residência em Boituva com o tema festa de todas as festas: country, Havai, anos 80, fantasia, máscara, ridículo, branco, vermelho e preto, boteco, colorida, árabe. A música foi de Nego Di Chris e Beto; a decoração foi do Expedito.