
Da reportagem
A prefeitura anunciou que iniciará oficialmente o ciclo comemorativo rumo ao bicentenário de Tatuí com a inauguração do totem “200 Dias para os 200 Anos”, no próximo sábado, 24, às 11h, na Praça da Matriz.
A obra, inspirada em projeto do artista tatuiano Jaime Pinheiro, é realizada por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, em parceria com a empresa Kéke Empreendimentos, e contará com apresentação musical de agrupamento do projeto Orquestra Sinfônica de Tatuí, gerido pela Associação Semear de Tatuí.
A intervenção urbana marca simbolicamente o início da contagem regressiva para os 200 anos da cidade e integra a política pública municipal de valorização dos espaços urbanos por meio da arte contemporânea, “reconhecendo a música como um dos pilares estruturantes da identidade cultural tatuiana”, divulgou a assessoria de comunicação do Executivo.
De acordo com o serviço municipal, “concebido como um marco urbano permanente, o totem articula memória, identidade territorial, tecnologia e expressão artística, consolidando-se como ponto de referência simbólico no centro histórico do município”.
Instalado na Praça da Matriz, “espaço fundacional e de intensa circulação, o equipamento reforça a relação entre passado, presente e futuro, promovendo pertencimento, fruição coletiva e vivências culturais integradas”, segue a assessoria.
Além de funcionar como cronômetro da contagem regressiva para o bicentenário, o totem também será uma ferramenta de utilidade pública, com a veiculação de conteúdos institucionais e informações da agenda turística e cultural de Tatuí.
“A proposta dialoga diretamente com os princípios do urbanismo cultural ao incorporar linguagem artística contemporânea, recursos tecnológicos e dispositivos de interação digital, estimulando a apropriação do espaço público pela população”, acentua a assessoria.
“Nesse contexto, a música assume papel central, reafirmando Tatuí como território de criação, formação e difusão musical, reconhecido nacionalmente como a cidade da Música”, complementa.
A estrutura do totem é composta por três módulos verticais sobrepostos, confeccionados em aço corten, nos quais o mapa da cidade aparece recortado e vazado, com destaque para o curso do rio Tatuí, elemento geográfico estruturante do território.
“Integrada ao traçado do rio, a palavra ‘anos’ estabelece uma relação direta entre tempo, paisagem, história urbana e fluxo cultural”, detalha a comunicação.
Na parte superior da obra, um placar digital exibe a contagem regressiva para a data oficial do bicentenário, “reforçando o caráter processual da celebração e a ideia de movimento contínuo, conceito que dialoga simbolicamente com a música enquanto linguagem do tempo, do ritmo e da coletividade”.
“Mais do que um marcador temporal, o totem ‘200 Dias para os 200 Anos’ inaugura um ciclo de ações que reafirma o compromisso do município com a qualificação do espaço público, a democratização do acesso à arte, o fortalecimento da identidade musical e a valorização da memória coletiva como base para o desenvolvimento urbano sustentável”, finaliza a assessoria.
De acordo com Rogério Vianna, secretário-adjunto do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, a ideia de o cronômetro marcar o tempo numa contagem regressiva é um primeiro passo para as comemorações do bicentenário, “uma forma de atrair o cidadão e fazer com que o mesmo tenha pertencimento deste momento histórico de nossa cidade”.
“A 34ª cidade do estado de São Paulo a completar esse feito. E por ser um ponto estratégico da cidade será um local para que a população confira a agenda turística e cultural”, acrescenta Vianna.
O secretário-adjunto também comentou que o município sempre teve locais que marcam o tempo. “O relógio da fábrica São Martinho marcou a história da cidade em tempos idos; hoje, temos o da basílica; e já tivemos o sinal das fábricas e do mercado, que também serviam para orientar os tatuianos”, finaliza.
O lançamento do totem acontecerá na esquina da rua Coronel Aureliano de Camargo com a rua 11 de Agosto, na Praça da Matriz.







