
Da redação
A prefeitura, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania, promoveu, nesta segunda-feira (17/11), das 8h30 às 17h, o Encontro Regional da Juventude – Edição 2025, reunindo 240 jovens inscritos e cerca de 250 pessoas presentes no Clube de Campo de Tatuí.
Participaram delegações de Tatuí, Laranjal Paulista, Iperó, Boituva, Angatuba, Itapetininga, Cerquilho, Quadra, Monte Mor, Sorocaba, São Caetano do Sul, Maristela, Itaquaquecetuba, Santo André e Pilar do Sul, “consolidando o encontro como um dos mais representativos da região em formação cidadã e integração das políticas públicas voltadas aos jovens”, conforme informado pela assessoria de comunicação do Executivo.
O evento contou com a presença do vice-prefeito de Tatuí, Antônio Marcos de Abreu; dos vereadores Vade Manoel Ferreira e José Eduardo Morais Perbelini; da secretária dos Direitos Humanos, Família e Cidadania, vice-presidente do Conselho Municipal da Juventude e representante da Macrorregião Metropolitana de Sorocaba no Conselho Estadual da Juventude, Amanda Simões de Abreu; dos demais secretários municipais Marcel Soares (Zeladoria e Serviços Urbanos) e João Francisco de Lima Filho (Obras e Infraestrutura); do secretário-adjunto da Saúde, Wilian Alexandre Nunes da Silva; além de representantes das Secretarias Municipais da Educação e do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.
Também estiveram presentes a vice-prefeita de Laranjal Paulista, Cláudia Martins; o coordenador estadual da Juventude, Juliano Borges; o assessor do deputado federal Marcos Pereira e secretário estadual dos Jovens Republicanos, Erik Teixeira; o assessor da deputada estadual Fabiana Bolsonaro, Nivaldo Miranda; os vereadores Lurian Gabriel (Pilar do Sul), Bob Moraga (Iperó), Vinicius Morais (Cerquilho), Júlia Nery (Itapetininga) e Alexandre Pinheiro (Monte Mor); o secretário de Turismo, Juventude e Empreendedorismo de Boituva, Felippe Henrique Vidal Soares Ribeiro; e a secretária de Assistência Social de Itapetininga, Soraia Giriboni.
A programação teve início com o credenciamento e a acolhida conduzidos pelos integrantes do Programa “Posso Ajudar”, da prefeitura de Tatuí.
Um café da manhã foi oferecido aos participantes e o os jovens puderam registrar “suas expectativas, demandas e compromissos com a comunidade no Mural dos Sonhos”.
Na abertura oficial, após a apresentação das autoridades, foi executado o Hino Nacional Brasileiro, acompanhado por intérpretes de Libras, que permaneceram durante todo o evento garantindo acessibilidade comunicacional.
Em seguida, aconteceram apresentações culturais do cantor Junior Falcchi, vencedor do primeiro Festival “Maestro Coelho – Vozes de Tatuí – Juventude que Encanta”, e do Coral da E.E. PEI “Prof. Ary de Almeida Sinisgalli”, ambas com tradução simultânea em Libras.
No período da manhã, o Espaço Institucional foi conduzido pelo coordenador estadual da Juventude, Juliano Borges, seguido da palestra dinâmica “Empatia e Respeito: Saúde Mental e Acessibilidade”, apresentada pelo vereador Manoel Ferreira; pela vereadora de Itapetininga Júlia Nery; pela empreendedora digital e mãe atípica Melissa Paloma dos Santos Popts; e pela integrante da Guarda Civil Municipal (GCM) Perla Cristina Gonçalves.
Logo depois, a E.E. PEI “Prof. Ary de Almeida Sinisgalli” promoveu um desfile temático com crítica à indústria não sustentável, introduzindo a palestra “Sustentabilidade e Inovação Social”, ministrada por um representante da Poiato Recicla – que estaria presente na COP 30 – e por Renata Bimbatti, do Ateliê de Moda Circular “XiQ Consciente”, abordando economia circular, responsabilidade ambiental e inovação social.
Após o almoço, os jovens participaram de atividades esportivas e recreativas com apoio do Departamento Municipal de Esporte, utilizando os espaços do Clube de Campo para vivências de vôlei de areia, futebol, basquete, sinuca e karaokê.
A tarde de integração contou também com a presença dos jovens da Apae de Tatuí, “reforçando o caráter inclusivo do encontro”. O evento foi encerrado com um lanche da tarde.







