Mais
    Início Cidades Secretaria de Saúde de Tatuí promove duas conferências municipais

    Secretaria de Saúde de Tatuí promove duas conferências municipais

    Evento acontece na Câmara Municipal dia 9, das 8h às 17h

    Câmara Municipal tem conferência municipal de saúde (Foto: AI Prefeitura)
    Da redação

    A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde de Tatuí, e o Conselho Municipal da área convocam a população para participar da 8ª Conferência Municipal de Saúde e da 5ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador, na quarta-feira, 9, na Câmara Municipal, com abertura prevista para às 8h e encerramento às 17h.

    A 8ª Conferência Municipal de Saúde trará como temas centrais a “Saúde da mulher no âmbito do Sistema Único de Saúde”, “Atenção básica, com ênfase na saúde do idoso” e “Saúde mental do trabalhador”.

    Já a 5ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador abordará o tema “Saúde do trabalhador como direito humano”. O objetivo das conferências é debater e propor melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS), “garantindo um atendimento mais eficaz e igualitário para todos”.

    Para isso, conforme antecipado, em um eixo, deve-se buscar “reafirmar os princípios do SUS, promovendo e efetivando as diretrizes do SUS, assegurando a saúde como um direito humano, com base na universalidade, integralidade e equidade, conforme previsto na Constituição Federal”.

    Outros eixos discutidos serão o de mobilizar a sociedade, incentivando o diálogo com a população sobre a importância do SUS e a defesa do direito à saúde; e fortalecer a participação social, ampliando a representatividade da sociedade na gestão do Sistema Único de Saúde, desde o nível municipal até o federal.

    Ainda, faz parte do objetivo: avaliar e propor melhorias, diagnosticando a situação da saúde pública, propondo soluções e contribuindo na construção das diretrizes dos planos plurianuais e dos planos municipais, estaduais e nacional de saúde.

    Segundo a divulgação enviada à imprensa, a participação da população é essencial para garantir que as decisões tomadas sejam representativas das reais necessidades da comunidade: “Todos estão convidados a contribuir para a construção de uma saúde pública mais acessível e eficiente”.