Mais
    Início Cidades Casa da Advocacia sedia posse da 26ª subseção da OAB de Tatuí

    Casa da Advocacia sedia posse da 26ª subseção da OAB de Tatuí

    Autoridades do Judiciário, Legislativo e Executivo participam de posse (Foto: Joyce Vieira)
    Da reportagem

    Na quarta-feira, 26, ocorreu a solenidade de posse da diretoria, presidentes de comissões e conselheiros da 26ª subseção da OAB de Tatuí para o triênio 2025-2027, na Casa da Advocacia e Cidadania.

    Participaram do evento o tesoureiro da seccional OAB/SP, Alexandre de Sá; o promotor de justiça Carlos Eduardo Pozzi, representando o Ministério Público; o juiz da segunda vara criminal, Fabrício Orpheu Araújo; o vereador Kelvin Joelmir de Morais; e Markus Henrique Tavares Gonsalves Silva, secretário da Administração e Negócios Jurídicos, representando o Executivo.

    Na ocasião, foram empossados: a presidente da subseção e da Comissão Cultural, Marlene Garcia; o vice-presidente da subseção e presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Olívio Zanetti; o tesoureiro, Alan Nunes; a secretária-geral, Bruna Maéli; o secretário-adjunto, Samuel Silva; e a secretária de relações internas e presidente das Comissões de Direito Militar e Caasp, Ana Laura Alves.

    Também foram empossados os presidentes das comissões: Advocacia de Família e Sucessões, Ellen Acosta; Advocacia Criminal, Ranúzia Coutinho; Direito Civil e Processo Civil, Luciana Rangel; Advocacia Trabalhista, Renato Motta; Direito Administrativo, Daniel Belanga; Direito Tributário, Priscila Miranda; e Direito Público e Eleitoral, Caroline Neves.

    Ainda foram empossados os presidentes das comissões: Direito Digital, Larisse Momberg; Direito Agrário e Ambiental, Márcio Medeiros; Direitos Humanos, Silvia Catto; Mulheres Advogadas, Jaqueline Orsi; Diversidade Sexual e de Gênero, Kedma Camila; Direitos da Pessoa com Deficiência, Amanda Rother; e Política Criminal e Penitenciária, Letícia Raquel.

    Também foram empossadas as presidências das comissões: Assistência Judiciária, Carlos Jozian; Direitos e Prerrogativas, Anderson Elias; OAB Vai à Escola, Sergino Neves; OAB Concilia, Christina Ávila; Jovem Advocacia, Valter Sanzovo; Resgate da Memória, Adriana Berger; Esportes e Lazer, Alessandra Catto; e Ética e Disciplina, Fariane Rodrigues.

    Terminando as posses, estão: o presidente da Comissão de Ação Social e Cidadania, Edmar Pereira; a coordenadora do Núcleo ESA Tatuí, Mirella Franchini; e os conselheiros de Capela do Alto, Marlizi Santos; de Cesário Lange, Marcos Oliveira; de Porangaba, Vanessa Oliveira; de Guareí, Ângela Garcia; e de Bofete, Graciliano Ramos.

    As comissões da OAB são órgãos de assessoramento que promovem o conhecimento jurídico, desenvolvem pesquisas e contribuem para o fortalecimento da cidadania. Já os conselheiros analisam e decidem questões jurídicas de interesse público. Eles também defendem os interesses da advocacia e participam na formulação de políticas institucionais.

    Em momento de fala, o juiz Araújo desejou sucesso a Marlene, presidente da subseção, e declarou que a relação é de respeito e esforço conjunto em prol do interesse comum: “É lógico que desavenças técnicas existirão, mas o importante é que a gente saiba deixar isso passar depois do calor do momento”.

    “É uma satisfação enorme estar junto de vocês, trazer os parabéns para a presidente e para os demais membros da comissão”, complementou.

    Já o promotor de Justiça Pozzi relatou ter recebido o convite para a posse com muita alegria. “Não pude deixar de estar presente para trazer o meu abraço, o abraço do Ministério Público do estado de São Paulo, da Promotoria de Justiça de Tatuí”, declarou.

    O promotor também contou que, em 12 anos trabalhando no tribunal do júri, encontrou Marlene em plenário algumas vezes: “É um júri que me faz lembrar de como é o seu trabalho, a sua dedicação. Ela se emociona na defesa da causa, de uma maneira que faz com que até hoje eu recorde da sua dedicação, uma advogada aguerrida e jovem, que traz uma juventude para a Casa do Advogado”.

    Finalizando as falas, a presidente Marlene comentou que os 40 dias de campanha “foram dias de luta”. “Aprendemos a não confiar no Waze para ir a Guareí, ficamos perdidos em Cesário Lange, caminhamos em Capela do Alto sob um sol escaldante de 42 graus. Trabalhamos duro, rimos muito – às vezes, de nervoso -, mas eu não faria nada diferente”, comentou ela.

    A 26ª subseção é composta por oito municípios: Capela do Alto, Tatuí, Quadra, Cesário Lange, Porangaba, Guareí, Torre de Pedra e Bofete.