76% não leram obras de Paulo Setúbal, aponta enquete virtual

Da redação

Nesta semana, a enquete virtual promovida pelo jornal O Progresso em seu site de notícias (www.oprogressodetatui.com.br) apontou que 76% dos votantes não leram nenhuma obra do escritor tatuiano Paulo Setúbal, enquanto apenas 24% indicaram ter lido.

A questão foi lançada com o anúncio de que o Museu Histórico “Paulo Setúbal” já está recebendo as inscrições para o 18º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias, de abrangência nacional, e para o 19º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais, voltado aos alunos da rede de ensino de Tatuí.

O diretor do Departamento Municipal de Cultura, Rogério Vianna, informa que a edição 2020 marcará a comemoração de dois centenários. Embora o tema dos trabalhos seja livre, a premiação nacional faz alusão aos cem anos do edifício do museu, conhecido como “A Casa de Paulo Setúbal”.

Já o Concurso Paulo Setúbal tem como tema o aniversário de lançamento de “Alma Cabocla”, sendo que os alunos da rede de ensino devem mostrar, nos trabalhos, referencias da obra poética do escritor.

Para esta próxima semana, a pesquisa passa a abordar outro tema.  O trânsito em Tatuí tem causado menos mortes por acidentes nos últimos meses.

Relatório divulgado pelo Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito), referente ao mês de janeiro, aponta que não houve nenhum caso de morte no primeiro mês do ano.

Conforme as estatísticas do sistema, em 2018 e 2019, morreram mais homens que mulheres vítimas do trânsito. Dos 24 óbitos em 2018, apenas um vitimou uma mulher.

Já em 2019, três das 22 pessoas que faleceram em decorrência de acidentes eram mulheres. Conforme dados do Infosiga, apenas uma delas estava na direção do veículo.

Assim, a enquete pergunta: “Quem você acha que dirige melhor?”. A questão pode ser respondida a partir deste sábado, 14, com “homem” ou “mulher”. A votação termina na sexta-feira, 20, às 16h30, e o resultado será publicado na edição do próximo domingo, 22.