70 anos da telenovela no brasil é tema de oficina do Pontos MIS

70 anos da telenovela no brasil é tema de oficina do Pontos MIS

9
Oficina “No Rastro da Emoção” é destaque do Ponto MIS (foto: AI Prefeitura)
Da redação

Na próxima semana, dias 22, 23 e 24, das 19h às 22h, o Projeto Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), promoverá a oficina “No Rastro da Emoção: os 70 anos da Telenovela no Brasil”, informa a prefeitura de Tatuí, por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

Os interessados em participar devem realizar inscrição gratuita pelo link https://bit.ly/3nwhW7z.

Como a telenovela se tornou o principal produto cultural do Brasil? Qual o seu impacto na sociedade? E qual o futuro dessas narrativas diante do sucesso das séries e da proliferação de telas, plataformas de streaming e conteúdos sob demanda na cena audiovisual contemporânea?

Segundo a assessoria de comunicação do Executivo, o curso se desenvolve a partir desses eixos, privilegiando a questão da memória – histórica e afetiva – por meio de um “passeio” pelos 70 anos da telenovela brasileira, a serem completados em 21 de dezembro de 2021.

Ministrada pelo professor Lucas Martins Neia, a oficina tem o objetivo de apresentar o processo histórico da telenovela brasileira, destacando a importância dessas ficções no panorama audiovisual do país.

Além disso, ela pretende: evidenciar as potencialidades das narrativas televisivas como locais de recuperação, produção, atualização, irradiação e manutenção da memória; estimular a compreensão da história do Brasil moderno por meio do entrecruzamento entre telenovela, cultura e sociedade; e comparar a telenovela brasileira a ficções de TV (e VoD) produzidas atualmente em âmbito global, “situando-a em meio à dinamicidade e às reconfigurações do cenário audiovisual contemporâneo”.

A oficina também fornecerá ao público ferramentas para análise das narrativas ficcionais de TV; reafirmará o interesse do MIS em projetos que se voltem à apreensão da complexidade de fenômenos populares-massivos, bem como a qualidade de suas ações culturais junto a seu público; e compartilhará os resultados de pesquisa de doutorado desenvolvida junto ao programa de pós-graduação em ciências da comunicação da ECA-USP, promovendo a popularização da produção científica da universidade pública brasileira.

Sobre Lucas Martins Neia

Roteirista, dramaturgo e diretor teatral. Doutor em ciências da comunicação pela ECA-USP, com pesquisa voltada à história da telenovela no Brasil. Já publicou artigos em português, espanhol e inglês relacionados ao tema.

Em outubro de 2021, apresentou os resultados de seu doutorado em evento do Instituto Holandês de Imagem e Som, dedicado às historiografias da televisão ao redor do mundo.

Também é bacharel em artes cênicas pela UEL e membro da Screenwriting Research Network (SRN) e da Red Internacional de Historiógrafos de la Comunicación (RIHC), além de oficineiro e palestrante do Programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome