4ª Semana de Turismo de Tatuí começa 6ª

Edição objetiva debater o setor no desenvolvimento econômico da cidade e região

Capela de São João do Bemfica é um dos atrativos turísticos de Tatuí visitados pelos alunos da Rede Municipal de Ensino, no projeto “Turismo Pedagógico” (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

Com o objetivo de divulgar e expandir o potencial turístico da cidade, a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer promove, de 23 de setembro a 1º de outubro, a 4ª Semana Municipal de Turismo de Tatuí.

De acordo com o secretário da pasta, Cassino Sinisgalli, a ação, que este ano tem como tema principal o “Turismo como Desenvolvimento da Economia Local e Regional”, é pensada para que a população tenha noção dos atrativos turísticos da cidade e da região e, também, para informar os profissionais interessados em atuar no mercado turístico.

“Nosso objetivo é valorizar o turismo e homenagear quem trabalha no ‘trade’ turístico, como uma forma de integração entre as pessoas que trabalham no ramo e fomentar o turismo”, reforçou o secretário.

A semana é parte do Calendário Oficial de Tatuí (de acordo com a lei municipal 5.460, de 19 de junho de 2020), que criou o Dia Municipal do Turismo, comemorado anualmente em 27 de setembro, mesmo dia em que se celebra o Dia Mundial do Turismo.

Em maio de 2017, foi sancionada a lei que tornou Tatuí MIT (município de interesse turístico). Na ocasião, apenas 20 municípios paulistas foram reconhecidos.

Os primeiros, além de Tatuí, foram: Agudos, Barretos, Brodowski, Buritama, Espírito Santo do Pinhal, Guararema, Iacanga, Jundiaí, Martinópolis, Monte Alto, Pedreira, Piedade, Rifaina, Rubinéia, Sabino, Sales, Santa Isabel, Santo Antonio da Alegria e Tapiraí. Agora, a lista conta com 140 cidades.

Para o secretário, é preciso que o empresariado e o comércio local participem mais ativamente do Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (Comtur), das atividades promovidas pela prefeitura e das oficinas de capacitação promovidas em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Comercial e Empresarial (ACE) e outras instituições.

Sinisgalli frisou que outros desafios serão a revisão dos horários de atendimento ao público. “É importante que as lojas e docerias abram aos finais de semana e feriados. Também precisamos que todo o ‘trade’ turístico faça o cadastro no Cadastur do Ministério do Turismo, a fim de demonstrarmos aos governos federal e estadual um panorama do empresariado turístico da cidade”, explicou.

Sobre o resultado de pesquisa realizada pelo jornal O Progresso de Tatuí na qual 58% dos leitores entendem que a cidade deve investir mais em turismo, o secretário sugeriu que os munícipes busquem consumir mais os movimentos culturais e eventos da cidade.

“Isso faz com que o cidadão conheça mais a riqueza histórica de onde vive e acabe recomendando aos visitantes e amigos os nossos atrativos, que são variados”, acrescentou.

Sinisgalli lembrou que o encontro e todas as atividades nesse sentido buscam manter a cidade na lista de MIT e pleitear o título de estância turística, o que pode trazer mais visibilidade ao município e mais verbas, por meio do governo federal, para investimentos em infraestrutura e outros setores.

Segundo o secretário, a divulgação das atrações locais, as parcerias com empresas e a preparação para receber os turistas são considerados os principais pontos para que Tatuí tenha sucesso no intuito de atrair mais visitantes.

Para o presidente do Comtur, César Augusto de Araújo, a “Semana de Turismo” agrega na viabilização de parcerias, “proporcionando o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores socioeconômicos do município”.

“O evento fomenta a atividade turística, destacando as ações em estruturação, comunicação, projetos sociais e a continuidade do que já foi realizado de positivo”, explicou.

Indagado sobre os desafios do município referentes ao turismo, Araújo destacou que estão ligados à capacitação e que há um trabalho de sensibilização dos empreendedores locais, como da rede hoteleira, bares, restaurantes e lanchonetes, docerias, taxistas, motoristas de aplicativos e artesãos sobre a importância do setor de turismo para impulsionar e economia local.
De acordo com ele, como município de interesse turístico, Tatuí se destaca em razão do potencial na área cultural, por conta do Conservatório, e também na gastronomia, pelos doces caseiros.

Já referente a ganhar o status de estância turística, Araújo sustentou ser necessário o engajamento de toda a sociedade civil e do empresariado do “trade” turístico. “É essencial que o município disponha de mais meios de hospedagem, produtos com identidade tipicamente tatuiana, como artesanato e suvenires”, disse.

Cassiano Sinisgalli durante a 3ª Semana Municipal de Turismo, em 2021 (foto: AI Prefeitura)

“É preciso, também, que haja uma parceria entre os poderes público e privado, para que a engrenagem rode em consonância com os desejos da população. Uma estância precisa que os pontos turísticos, bares, restaurantes e docerias, por exemplo, estendam o horário de atendimento até aos domingos e feriados, já que são momentos em que o fluxo de turistas costuma ser alto”, enfatizou Araújo.

O presidente disse acreditar na sensibilização da população sobre o desenvolvimento turístico e destacou o turismo pedagógico como ferramenta de fomento ao segmento, “a partir do interesse de pessoas mais jovens que venham a difundir o conhecimento”.

“Com visitas guiadas aos atrativos turísticos da cidade, também estamos sensibilizando os pais, os avós e tios sobre a importância do turismo na questão cultural e econômica”, relatou.

Para Araújo, quando o munícipe conhece mais a fundo a história de sua cidade, os pontos turísticos se tornam motivo de orgulho para ele, “que aproveita as oportunidades de descanso, lazer e opções mais perto de casa”.

A semana também deve divulgar a região turística “Raízes do Interior Paulista”, integrada por Tatuí e outras nove cidades: Boituva, Cesário Lange, Quadra, Pereiras, Laranjal Paulista, Porangaba, Jumirim, Torre de Pedra e Cerquilho.

Programação

A programação do evento é composta por diversas atividades, “que devem marcar a retomada do setor no município”, conforme reforçado pelo secretário.

A abertura é na sexta-feira, 27, das 14h às 18h, pelo projeto “Turismo Pedagógico”, com a participação dos alunos da Escola Estadual “Professora Altina Maynardes Araújo”, que percorrem os pontos turísticos de Tatuí.

No domingo, 25, às 5h, acontece a quarta edição da Rota Turística e de Peregrinação Religiosa “Caminhada da Fé”, com saída em frente à Basílica Nossa Senhora da Conceição e destino ao bairro Santuário Nossa Senhora de Fátima.

Já na terça-feira, 27, às 17h, acontece a primeira audiência pública para a atualização do Plano de Desenvolvimento Turístico de Tatuí, na Câmara Municipal, à avenida Cônego João Clímaco, 226, centro.

Na quarta-feira, 28, das 8h às 16h, ocorre o retorno do projeto “Turismo Pedagógico”, com os alunos da rede municipal de educação, que percorrem o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, a área histórica do Complexo Têxtil São Martinho e a sede da Cooperativa de Consumo (Coop), na antiga Fábrica Santa Adélia.

Já às 9h30, os alunos seguem para o gabinete do prefeito, no Paço Municipal “Prefeita Maria José Gonzaga”. Às 10h, o grupo visita a Capela de São João do Bemfica, e, em seguida, às 11h30 e às 14h, o Conservatório de Tatuí e o Teatro “Procópio Ferreira”, respectivamente. Por fim, às 15h30, os estudantes conhecem o Aeroclube de Tatuí.

Na quinta-feira, 29, das 9h às 12h, no Centro Hípico de Tatuí (CHT), ocorre o 4º Encontro Municipal de Turismo de Tatuí, realizado em parceria com a Microrregião Turística Raízes do Interior Paulista.

No sábado, 1º de outubro, das 10h às 15h, encerrando as atividades, acontece a segunda edição do “Turismo na Praça”, na Praça da Matriz. O local receberá apresentações musicais do Conservatório de Tatuí, exposições de aeronaves do aeroclube, de artistas plásticos do município e de carros antigos

Ainda estão em destaque as participações do CHT e da Feira de Artesanato Capital da Música, além da venda de doces caseiros tradicionais, passeios turísticos pela cidade e o estande do Departamento de Turismo.