Museu “Paulo Setúbal” apresenta concerto da violonista Dagma Eid

Evento desta quinta é gratuito e integra 16ª Primavera dos Museus

Dagma Eid, professora e regente da Camerata Jovem de Violões (foto: Dagma Eid Instagram)
Da redação

Nesta quinta-feira, 22, às 19h, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” recebe o concerto didático “Ars de Pulsatione”, ministrado por Dagma Eid. O evento faz parte da programação nacional da 16ª Primavera dos Museus, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e do Sistema Brasileiro de Museus (SBM).

Com classificação livre e entrada franca, o concerto é composto por músicas de correntes renascentista, barroca e clássica, presentes em um álbum musical lançado em 2022 pela proponente do projeto.

As composições são executadas por instrumentos de cordas dedilhadas, que remontam aos séculos 16, 17, 18 e 19, como vihuela, guitarra barroca e guitarra romântica.

O nome em latim “Ars de Pulsatione” faz referência à arte de tocar esses instrumentos, que são parte da família do violão. Assim, além de executar as composições, o concerto demonstra a história da evolução dos instrumentos de cordas. O público ainda pode ter contato com réplicas de instrumentos da época.

O projeto foi um dos habilitados no edital de cultural 03/2022, do 2º Festival de Arte e Cultural de Tatuí, promovido pela prefeitura. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” fica na praça Manoel Guedes, 98, centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969.

A violinista

Dagma Eid é violonista especializada em instrumentos de cordas dedilhadas históricas, doutoranda em música pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), mestre em música pela USP (Universidade de São Paulo), bacharel em música pela Unesp e formada em violão erudito pelo Conservatório de Tatuí.

Ela já participou de festivais e cursos de extensão universitária Brasil afora, sendo premiada em concursos nacionais. Também realiza atividades na música de câmara, atuando em duetos, trios, cameratas de violões, grupos de música antiga e outras formações.

Com a Camerata de Violões de Tatuí, ela gravou os CDs “Vê se Te Agrada” e “Octopus Convida”; com o Duo Favoriti, único duo brasileiro que utiliza réplicas da guitarra Lacôte de 1829, gravou o disco “Diversi”.

Em 2020, lançou o álbum “Ars de Pulsatione”, que descreve sua trajetória como violonista e pesquisadora, com o mesmo nome da série de vídeos que produz para seu canal no Youtube.

Atualmente, é professora de violão e cordas dedilhadas históricas, música de câmara e regente da Camerata Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí.

2 COMENTÁRIOS

  1. Tive o privilégio de assistir o belo recital didático ministrado pela professora Dagma Eid no Museu. A mesma possui um vasto conhecimento nos referidos instrumentos . Por mais recitais como esse. Bravíssima!!!

Comentários estão fechados.