
Da redação
Entre quarta-feira e sábado, 19 a 22, acontece a 4ª Mostra Nossa Trupe Teatral, em diversos espaços da cidade. Com o objetivo de “promover a difusão e o acesso da população à fruição de bens culturais, a programação conta com nove espetáculos, sendo cinco de grupos convidados de cidades da região e do estado de Santa Catarina e quatro da própria Trupe.
Serão quatro dias de uma “programação intensa”, que percorrerá o teatro do Centro Cultural, o Conservatório de Tatuí, o Cosc, a Praça da Matriz e o bairro Americana.
O evento celebra os 14 anos de existência do grupo, que mantém atividades ininterruptas, atuando na criação, pesquisa e ensino de teatro em Tatuí e região.
As apresentações são gratuitas e abertas ao público em geral. Na quarta-feira, às 16h, abrindo a mostra, o Teatro do Centro Cultural recebe “Treis Causo e o Resto É Prosa” (classificação livre), espetáculo concebido pela Nossa Trupe em parceria com o diretor e cenógrafo Jaime Pinheiro.
No mesmo dia, às 19h30, é a vez de o Salão “Villa-Lobos”, do Conservatório de Tatuí, receber o espetáculo “Hiato – Entre o Brilho do Relâmpago e o Canto do Trovão” (classificação 14 anos), do grupo Peixe Vagalume, da cidade de Porangaba.
Dia 20, quinta-feira, a mostra conta com três espetáculos: pela manhã, às 10h30, no Cosc (Centro de Orientação e Serviços à Comunidade), “A Incomum Arte de Não Prestar para Nada” (classificação livre), com a Nossa Trupe Teatral; às 16h, no jardim do Conservatório, a Cia. Beira Serra, de Botucatu, apresenta “Arraial Pocket Show” (classificação livre); e às 19h30, no Salão “Villa-Lobos”, a Nossa Trupe apresenta o espetáculo “Seu Bonanza em Jogo do Amor” (classificação 14 anos), com o ator e palhaço Rodrigo Cassiano da Costa.
Na sexta-feira, 21, o grupo Protótipo Tópico, de Bauru, leva à cena o espetáculo “Animalia de um Ridículo” (classificação livre), no teatro do Centro Cultural de Tatuí. Já às 19h30, o Salão “Villa-Lobos” recebe outra produção da Nossa Trupe, “Seu Bonanza em Bernardo – O Apanhador de Desperdícios” (classificação livre).
No último dia de mostra, a programação começa pela manhã, às 11h, na Praça da Matriz, com o espetáculo “O Número Sanfônico” (classificação livre), da La Luna Cia. de Teatro, de Canelinha (SC).
Às 18h30, no salão da Comunidade São Roque, no bairro Americana, o Grupo Escarafunchar, da cidade de Pilar do Sul, encena “Estação Lembrança” (classificação 12 anos).
Para os atores João Fabbro, Rodrigo Cassiano da Costa e Thiago Leite, fundadores da Nossa Trupe Teatral e idealizadores da mostra, “realizar a 4ª Mostra Nossa Trupe Teatral tem um significado muito importante para nós, afinal, implica a celebração de 14 anos de existência do grupo”.
“E isso não é pouco! É uma jornada de trabalho que possibilitou criarmos laços com grupos de diferentes interiores e que segue alimentando em nós e nesses parceiros o desejo por teatro. Não teria ocasião e modo mais oportuno de compartilhar com o público de Tatuí aquilo que dá sentido às nossas vidas e que faz com os dias sejam menos difíceis: a amizade, os encontros e o fazer teatral nas mais diversas formas e lugares possíveis”, acrescentam os artistas.
A 4ª Mostra Nossa Trupe Teatral conta com o apoio e parceria do Conservatório de Tatuí, do Cosc, da Comunidade São Roque (no bairro da Americana) e do Departamento de Cultura, da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, da prefeitura de Tatuí.
O evento foi contemplado pelo Edital de Cultura 04/2023 – “Celina Fiusa Araújo”, promovido pela própria secretaria de Tatuí. Mais informações estão disponíveis no Instagram da Nossa Trupe Teatral (@nossa_trupeteatral).