41º Salão de Humor de Piracicaba divulga nomes de membros do juri

308





Divulgação

Fotografia de humor faz parte de retrospectiva apresentada por artista belga em mostra pararela

A comissão organizadora do 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba divulgou nesta semana a “escalação do time campeão de jurados”. Os nomes dos membros foram apresentados à imprensa regional na tarde de segunda-feira, 7, e inclui cartunistas, jornalistas e profissionais que fizeram – e fazem – parte da história do evento.

O salão é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). Teve primeira edição em 1974, em plena ditadura militar.

São responsáveis pela seleção, os cartunistas Tiago Hoisel Ferraz, Bruno Hamzagic de Carvalho, Osvaldo da Silva Costa, Antonio Carlos Tironi Galhardo, o Caco, Marcelo Henrique Maiolo e os jornalistas Ingrid Gomes e Paulo de Tarso Porrelli.

A tarefa de escolher os premiados ficará a cargo de Fausto Longo, arquiteto, urbanista e senador italiano e um dos criadores do Salão de Humor; de Paulo Bonfá, radialista e humorista; Carlos Balladas, jornalista e presidente da Adjori-SP (Associação de Jornais do Interior de São Paulo); Jorge Cunha Lima, escritor e jornalista; e dos cartunistas Luiz Carlos Fernandes, Elena Ospina, da Colômbia, e Luc Descheemaeker, artista da Bélgica.

Descheemaeker, ou O-Sekoer como é mais conhecido, é um dos destaques do corpo de júri. O apelido é um trocadilho com “au-secours”, que quer dizer socorro em francês.

Além de fazer parte do júri de premiação, o belga é um dos convidados para realizar uma mostra paralela do Salão de Humor deste ano. Chamada inicialmente de “Humor Vintage da Bélgica”, a exposição é uma retrospectiva composta por “fotografias de humor”, como o próprio artista denomina.

Conforme a comissão organizadora, os trabalhos parecem com fotografias de cartuns, com os quais o artista exerce uma crítica social. “A mensagem de minhas fotografias humorísticas é direta. O público tem que olhar no espelho da vida”, afirmou o belga em nota enviada pela assessoria de imprensa do evento.

Vencedor de mais de 190 prêmios em salões mundiais, O-Sekoer faturou o primeiro lugar na categoria cartum em quatro edições do Salão Internacional de Humor de Piracicaba: 1992, 1996, 1998 e 2001.

“Por meio do trabalho do belga, o espectador transita entre realidade e encenação. O artista alcança um equilíbrio sutil entre conteúdo e forma, destacando as emoções conflitantes do ser humano. Trata-se de um grande talento, tanto que atuará ainda como membro do júri de premiação do nosso Salão”, afirmou a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

Inscrições

O 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba distribuirá um total de R$ 51.500 em prêmios. Os artistas gráficos concorrerão em cartum, charge, caricatura e tirinhasHQs. No prêmio temático, a palavra indignação será a inspiração deste ano.

Ainda há o prêmio Câmara Municipal de Piracicaba, o prêmio júri popular “Alceu Marozi Righetto”, em homenagem a um dos criadores do Salão, e o tão almejado “Grande Prêmio Salão de Humor de Piracicaba”, no valor de R$ 10 mil. Há, também, na 41a edição os prêmios “Águas do Mirante” e “Unimed”.

As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 18, pelos Correios ou pela internet. A seleção acontecerá nos dias 2 e 3 de agosto, a premiação no dia 16 e a abertura em 23 de agosto, no Engenho Central. O regulamento completo pode ser acessado no endereço salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br/, também em inglês e espanhol.

Informações e contato são obtidos pelos telefones (19) 3403-2615, 3403-2620, 3403-2621 e 3403-2623. Outros dados podem ser obtidos, ainda, pelo e-mail contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.