4 UTVs são preparados pela equipe tatuiana de rali para os “Sertões”

Território Motorsport participará da 29ª edição do evento em agosto

6
Edu Piano participará da 26ª edição do evento (foto: Emilio Oppezzo)
Da redação

Na sede em Tatuí, a Território Motorsport está trabalhando nos preparativos para a participação em mais um “Sertões”. A 29ª edição do “maior rali das Américas” terá largada no dia 14 de agosto, na Praia de Pipa, em Tibau do Sul (RN), e chegada, seis dias depois, na praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE).

Para encarar o desafio de 3.548 quilômetros, dividido em nove etapas, a equipe tatuiana contará com quatro UTVs modelos Maverick X3 TM, com as duplas: Edu Piano e Solon Mendes, na categoria Over Pro; Rodrigo Luppi e Maykel Justo, na UT1; Lélio Júnior e Weberth Moreira, UT3; e Luiz Nacif e Fausto Dallape, na Over 45.

A equipe ainda apoiará o UTV do piloto gaúcho Roberto Keller, que competirá com o navegador Ricardo Magnago, na UT2.

Os multicampeões Piano e Solon Mendes comemoram, em 2021, 15 anos de dupla. Das 15 edições que disputaram juntos no Sertões, em sete foram campeões: seis nos caminhões e uma nos UTVs, na Over Pro, além de terem subido 14 vezes ao pódio.

“Cada Sertões é uma história diferente, cada título que conquistamos juntos foi construído com muito trabalho. Já competimos de caminhão, carro e, desde 2016 nos UTVs, é uma adrenalina que só nos fortalece e nos faz voltar todos os anos”, comenta Piano.

O piloto de Tatuí completará 26 participações consecutivas e é um dos maiores campeões da história do Sertões, com oito títulos. Além dos sete conquistados com Mendes, ainda alcançou a primeira posição na geral dos carros em 2005.

O navegador cearense – o único no estado sete vezes campeão da prova – segue para a 23ª participação e comemora o roteiro 100% nordestino.

Mendes ainda expõe os motivos da dupla continuar junta há tanto tempo. “Humildade, companheirismo, respeito, vontade de vencer e, principalmente, uma grande amizade que envolve a gente”, afirma.

Vice-campeã na geral dos UTVs e campeã na UT2 em 2020, a dupla Luppi e Justo está na contagem regressiva para mais um Sertões. Eles não competem juntos desde fevereiro, quando conquistaram o título geral do Sarr (South American Rally Race), no deserto argentino.

Os goianos Lélio Junior e Moreira vão encarar o roteiro com novo UTV, que foi testado e ajustado durante o Rally Jalapão, disputado em junho. Bicampeão do Sertões, Lélio segue para a 18ª participação, a terceira como piloto.

A edição será a primeira disputada totalmente no Nordeste. As nove etapas cruzarão os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Bahia, Alagoas, Ceará e Pernambuco. Estão inscritos 203 veículos no grid: 93 UTVs, 73 motos e quadriciclos e 37 carros.